Banco Central mostra que a economia goiana foi a que mais cresceu em novembro de 2024

Dados do Banco Central revelam que Goiás alcançou o primeiro lugar no Índice de Atividade Econômica. O medidor analisa a variação mensal, considerando ajuste sazonal, comparando novembro de 2024 com o mês anterior. A economia goiana cresceu 7,2% no período, superando a média nacional de 0,1%.

Quando comparamos o valor de novembro de 2024 com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 4,1%. A variação acumulada em 12 meses mostra aumento de 3,3%. 

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, celebrou o resultado, dizendo que: “Goiás se destaca mais uma vez, entre as unidades federativas com o índice divulgado. O avanço registrado é reflexo dos investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o desenvolvimento da nossa economia”. 

Sobre o índice

A divulgação do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é feita mensalmente pelo Banco Central. Quando comparamos esse indicativo com o PIB (que é feito trimestralmente), é possível realizar acompanhamento mais frequente e, consequentemente, mais detalhado do desenvolvimento da economia. 

O IBCR considera levantamentos como a Pesquisa Industrial Anual (PIA), Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e Produção Agrícola Municipal (PAM), entre outros.

Leia também: IBGE  divulga prévia da inflação para janeiro; Goiânia é a capital com maior variação 

Sistema de prazos de validade de alimentos não vai passar por mudanças, garante ministro do Desenvolvimento Agrário

O post Banco Central mostra que a economia goiana foi a que mais cresceu em novembro de 2024 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.