Daniel Vilela embarca para Estônia na segunda-feira para missão do Governo de Goiás

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), embarca na próxima segunda-feira, 26, para a Estônia, onde participará da eGov Conference 2025. O evento é um dos mais importantes encontros internacionais sobre transformação digital na administração pública. A conferência será realizada nos dias 28 e 29 de maio, em Tallinn, capital do país, reconhecida mundialmente como referência em governança digital.

Com o tema “Dos Bytes aos Benefícios: Aumentando a Prosperidade através da Transformação Digital”, o evento reunirá líderes governamentais, especialistas e empresas do setor tecnológico. Os debates abordarão os avanços e desafios da digitalização dos serviços públicos em todo o mundo. Vilela representará o Governo de Goiás em um painel sobre as iniciativas do estado voltadas à inovação e à modernização da gestão pública.

A missão internacional contará ainda com a presença de secretários do governo goiano que atuam diretamente na área de tecnologia e desenvolvimento: José Frederico Lyra Netto (Ciência, Tecnologia e Inovação), Francisco Sérvulo (Economia) e Adriano da Rocha Lima (Secretaria-Geral de Governo). O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa, e o secretário municipal de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, representado o prefeito Sandro Mabel (UB), e deputados estaduais também devem comparecer.

Com cerca de 1,375 milhão de habitantes – número semelhante ao de Goiânia – a Estônia é considerada um dos países mais digitalizados do planeta. Desde o início dos anos 2000, o país tem investido em um modelo de governo eletrônico robusto, no qual mais de 99% dos serviços públicos estão disponíveis online. A sede do governo, Tallinn, é conhecida como “capital da inovação digital” e atrai anualmente autoridades e empresas de todo o mundo interessadas em estudar seu modelo de gestão.

Além da Estônia, a missão ainda passará pela Finlândia e por Singapura antes do retorno, no dia 4 de junho. No país europeu, a comitiva pretende conhecer as estratégias de transformação digital das smart cities finlandesas.

Em Singapura, estão previstos compromissos em órgãos ligados ao planejamento urbano, à segurança pública, à transformação digital e à formação técnica, como a Public Service Commission (Comissão de Serviço Público), o Smart Nation and Digital Government Office (Gabinete de Nação Inteligente e Governo Digital) e o Institute of Technical Education (Instituto de Educação Técnica).

Leia também:

Secretário de Inovação e Transformação Digital representa Mabel em Missão à Estônia, Finlândia e Singapura

O post Daniel Vilela embarca para Estônia na segunda-feira para missão do Governo de Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.