Raridade: biólogo filma cópula de tamanduás-bandeira no Pantanal


Cena, dificilmente vista, foi registrada em Miranda, no Mato Grosso do Sul. Raridade: biólogo filma cópula de tamanduás-bandeira no Pantanal
Praticamente tudo que se sabe até hoje sobre a reprodução de tamanduás-bandeira se deve à observações científicas do comportamento em cativeiro, já que esses animais são discretos e solitários, se encontrando, na natureza, em momentos muito específicos para a cópula.
Por isso é considerado extremamente raro o momento filmado pelo biólogo e guia de natureza Mauricio Abib. O casal de tamanduás foi flagrado acasalando em uma fazenda na cidade de Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense, em outubro do ano passado.
Casal de tamanduás-bandeira na região de Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense
Mauricio Abib
Ele guiava dois grupos de turistas na região e pôde observar a dupla de tamanduás por três dias. No início, acreditava que se tratava de uma mãe com o filhote recém-desgarrado, devido ao tamanho dele, claramente menor, e com comportamento brincalhão, chamando a atenção da fêmea e não tentando se alimentar a todo tempo, o que geralmente ocorre com a espécie.
“Porém no dia 4, por volta das 06h30, próximo à portaria da fazenda, vem que o menor, que se tratava de um macho, a todo tempo acompanhando a fêmea e realizando a corte. Foi quando consegui filmar a cópula propriamente dita”, conta Abib.
O tamanduá-bandeira chega a consumir 30 mil formigas por dia
Mauricio Abib
Foi incrível poder presenciar algo tão raro de se presenciar em ambiente selvagem. Fiquei muito contente! Quando os dois se aproximaram, e a fêmea se deitou para receber o macho, todo mundo se impressionou com o que estávamos vendo
A fêmea flagrada pelo grupo vive há alguns anos no local e, segundo o biólogo, se mostra tranquila em relação ao movimento de carros na região. Agora, resta saber se a reprodução filmada foi bem sucedida.
“Só poderemos saber a partir desse mês de abril, já que o período de gestação é por volta de 180 dias (o registro foi feito 04 de outubro de 2024), e sempre somente um filhote por vez. Estarei bem atento para a presença de uma fêmea com um bebê muito pequeno na região onde aquela geralmente é avistada, caso encontre, tirarei fotos pra tentar identificá-la”, diz.
Tamanduás-bandeira machos são menores que as fêmeas
Maurício Abib
Depois de um incêndio que queimou cerca de 90% do território da fazenda onde a tamanduá foi filmada, em agosto de 2024, a cena da cópula destaca, segundo Abib, a sobrevivência desses animais frente ao aumento das secas e queimadas que vêm afetando o bioma, o Brasil e o mundo e renova as esperanças.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.