
As inscrições podem ser feitas até 24 de abril e o mutirão acontecerá nos dias 29 e 30, com transporte gratuito para a UAI de Pouso Alegre. O mês de abril é voltado à conscientização mundial sobre os direitos de Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Divulgação/ Equatorial
A Prefeitura de Monte Sião, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Educação, está organizando um mutirão para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
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As inscrições devem ser feitas no CRAS da cidade, que fica localizado na Rua Elpídio Glória, 51, Parque Dona Antonieta (Casa Amarela), das 8h às 17h, até a quinta-feira (24).
Já as carteiras serão emitidas na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Pouso Alegre, nos dias 29 e 30 de abril. O transporte para o local será gratuito, saindo de Monte Sião.
É importante destacar que a presença da criança ou adolescente com autismo não é obrigatória para a emissão da carteirinha.
Confira a documentação necessária para a emissão da Ciptea:
Documento de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento da pessoa com TEA
Documento de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento da pessoa responsável, se criança ou adolescente.
Comprovante de residência
Laudo médico que comprove o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o CID
Foto 3×4 recente
As carteiras serão emitidas na UAI de Pouso Alegre
Reprodução / Divulgação
Importância da Ciptea
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Ciptea, funciona como uma forma oficial de identificação e foi criada com o objetivo de garantir e facilitar o acesso a direitos e serviços para essas pessoas, conforme determina a Lei nº 13.977/2020, também conhecida como Lei Romeo Mion.
Seus principais benefícios são:
Identificação imediata: A Ciptea permite o reconhecimento rápido da pessoa com TEA em serviços públicos e privados, facilitando atendimentos prioritários e adequados.
Atendimento prioritário: Garante prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados, como bancos, supermercados, farmácias, hospitais, clínicas, etc.
Acesso facilitado a serviços de saúde e educação: A carteira pode ajudar a agilizar o acesso a consultas, tratamentos, terapias e acompanhamento especializado.
Facilitação no transporte: Pode ser exigida para obtenção de benefícios no transporte público, dependendo da legislação local, como gratuidade ou desconto em passagens.
Inclusão social: A Ciptea é um instrumento de inclusão, promovendo o respeito aos direitos da pessoa com TEA e combatendo o capacitismo e a invisibilidade.
Auxílio em situações de emergência: Em caso de emergência, a carteira pode ajudar autoridades e profissionais de saúde a identificar rapidamente as necessidades especiais da pessoa.
A Ciptea pode ser solicitada de forma online, pelo aplicativo MG App, ou por meio do site cidadao.mg. Os interessados também podem emitir o documento presencialmente em 51 das 53 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Para aqueles que optarem pelo atendimento presencial, seja a pessoa com TEA maior de idade ou seu responsável legal, é necessário agendar o atendimento clicando aqui.
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