Bruno Reis diz que federação UB e PP “vai sair e fortalecer Caiado”

Em declaração dada ao Jornal Opção na noite desta quinta-feira, 3, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse que a federação entre seu partido, União Brasil, e o partido Progressistas (PP) será concretizada. O baiano, no entanto, ressaltou que a aliança “vai fortalecer Ronaldo Caiado”, referindo-se ao projeto do governador de Goiás para 2026, de concorrer ao Palácio do Planalto.

“A federação [UB e PP] vai sair e vai fortalecer Caiado nesse processo. Naturalmente, hoje os partidos têm nomes e preferências, mas todos têm consciência que precisamos estar juntos. E a gente vai trabalhar para que Caiado, que hoje é o nome do União Brasil, possa ser o nome da federação também”, afirmou.

A fala de Reis foi feita na saída da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), onde Ronaldo Caiado se reuniu com políticos, empresários e representantes de entidades ligadas à indústria e comércio. O encontro integra uma série de agendas do chefe do Executivo goiano em Salvador já como pré-candidato ao Palácio do Planalto.

A pré-candidatura será oficializada nesta sexta-feira, 4, no Centro de Convenções de Salvador, ocasião em que o governador também deve receber a comenda 2 de Julho e o título de Cidadão Baiano do Legislativo da Bahia.

O caminhar das conversas para uma federação entre PP e UB tem gerado divisão, principalmente dentro do partido de Caiado. O próprio governador põe em xeque e critica a possibilidade da aliança.

“Eu fui relator da reforma política no país. Quando você cria uma federação, era para atender um partido que estava acabando. Para que ele não perdesse a legenda, era dada a oportunidade dele se federalizar […]. A quem interessa pegar o terceiro maior partido e juntar com o quarto maior partido? Você já viu algum tipo de federação nesse sentido? Não existe. Interessa a quem criar uma cizânia nos estados?”, questionou.

Unificação

Ainda para o prefeito Bruno Reis, haverá atuação intensa por parte do União Brasil para, segundo ele, “unificar a oposição” ao governo PT em torno de Ronaldo Caiado.

“Caiado começa aqui na Bahia, em Salvador, a sua caminhada. Vai levar o seu projeto, apresentar soluções para o país, soluções já testadas em Goiás. Vamos iniciais um diálogo com os outros partidos, com os outros pré-candidatos, e vamos trabalhar para unificar toda a oposição para apresentar um projeto que seja uma alternativa ao que está aí”, declarou.

Com o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível, a direita tende a ter múltiplos nomes na corrida presidencial do ano que vem. Além de Caiado, podem estar no páreo os governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo; Ratinho Júnior, do Paraná; e Romeu Zema, governador de Minas Gerais. São cotados para a candidatura, também, nomes da própria família Bolsonaro, como Michelle e Eduardo Bolsonaro.

Ao falar em “unificação”, Bruno Reis sinaliza que as tentativas para trazer o bolsonarismo para o caiadismo prosseguem, e os diálogos com outras lideranças da direita devem se intensificar a partir de agora, com Caiado oficialmente pré-candidato.

Unificação

Leia também: Encontro de Caiado com lideranças da indústria na Bahia tem engajamento de pré-campanha e clamor por segurança pública

O post Bruno Reis diz que federação UB e PP “vai sair e fortalecer Caiado” apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.