Debandada: 22 prefeitos do PL de Wilder Morais devem se filiar ao UB de Caiado

Em um movimento que deve desidratar o partido do senador Wilder Morais (PL) e fortalecer o projeto do vice-governador Daniel Vilela (MDB) para 2026, ao menos 22 dos 26 prefeitos do PL em Goiás vão se filiar ao União Brasil, de Ronaldo Caiado, em breve. “Já estão com a ficha de filiação pronta”, disse uma das fontes ouvidas pela coluna Bastidores com exclusividade. Fonte, por sinal, categorizada — de proa do Partido Liberal.

A iminência da debandada em massa de prefeitos do PL escancara um partido dividido e sem coesão, ainda mais quando se fala sobre o projeto político do ano que vem. Conforme noticiado recentemente pelo Jornal Opção, são vários os chefes do Executivo municipal que já afirmam, ou sinalizam, que vão caminhar com a base governista em 2026 — que terá Daniel Vilela como candidato ao Palácio das Esmeraldas e Ronaldo Caiado como candidato ao Palácio do Planalto.

Um dos enfáticos apoiados de Daniel Vilela é o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mandão, do PL. Ele é cotado, inclusive, para ser vice do pré-candidato do MDB.

Apenas quatro dos prefeitos eleitos, ou reeleitos, no ano passado não sinalizaram intenção de deixar o PL. “Mas o próprio Daniel não deve fazer esforço pra levá-los”, sugeriu a fonte, sub reserva. Porém, ao menos um deles, o de Morrinhos, pode acabar se vinculando ao postulante do emedebismo.

Ainda não se sabe se Wilder Morais, que dirige o Partido Liberal em Goiás, prepara uma contraofensiva para tentar manter os prefeitos na legenda. Mas que ele deve se preparar para o baque que seu próprio projeto (o senador pretende se lançar na corrida ao governo de Goiás no ano que vem) sofrerá com a saída dos prefeitos, isso é certo. (T.P.)

O post Debandada: 22 prefeitos do PL de Wilder Morais devem se filiar ao UB de Caiado apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.