Mabel detalha projeto para flexibilizar subsídios em moradias populares

*Com informações de Pedro Moura

O prefeito Sandro Mabel (UB) detalhou, nesta quarta-feira, 2, o projeto que regula as moradias populares. O plano prevê autorizar o Executivo a determinar o valor do subsídio para os imóveis destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. No entanto, ele ainda estabeleceu um prazo para o envio da matéria ao Legislativo.

Segundo o prefeito, a proposta visa flexibilizar os subsídios por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab). A medida também prevê alterações conforme parcerias, incluindo acordos com a Agência Goiana de Habitação (Agehab).

“Nosso projeto é mais flexível, pois permite que o poder Executivo, por meio da Sehab, ajuste o valor conforme cada caso específico. Isso significa que, caso o Governo estadual contribua com um valor considerável, a Prefeitura pode complementar com outro valor suficiente para viabilizar a moradia. Dessa forma, não precisa arcar com o custo total, o que me permite estender o benefício a muito mais pessoas. Esse é o principal objetivo do projeto”, explicou o prefeito, em entrevista para o Jornal Opção.

Na quarta-feira, 2, o prefeito e a Agehab assinaram um acordo para a construção de 720 unidades no Conjunto Vera Cruz, que serão distribuídas sem custos à população goianiense. Os imóveis devem ser entregues em 12 meses.

Mabel explicou que a gestão anterior do ex-prefeito Rogério Cruz (SD) havia implementado um programa no qual o Executivo oferece um subsídio de 20% dos custos. “Em determinados locais, não é necessário oferecer os 20%, pode ser 5% ou até mesmo nenhum valor, caso o cadastro já esteja pronto e as unidades já tenham sido vendidas. Em outros casos, é necessário uma contribuição maior do que 20%, pois as pessoas mais carentes, para se encaixarem dentro de sua faixa de renda, precisam de uma entrada maior”, explicou.

Anteriormente, Mabel adiantou que também pretende facilitar as licenças para essas moradias, mesmo sem a concessão de incentivos. Sua ideia é superar a promessa de campanha, na qual ele disse que entregaria 15 mil moradias populares. “Prometi lançar 15 mil casas, que pretendo lançar rápido, mas vou fazer ainda mais casas”, prometeu.

Leia também:

Mabel pretende construir 15 mil moradias em Goiânia até o fim de sua gestão

Mabel quer enviar projeto para Câmara a respeito de subsídio para moradia popular

O post Mabel detalha projeto para flexibilizar subsídios em moradias populares apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.