Membros do PL dizem que Wilder se candidatará ao governo e Vitor Hugo e Gayer irão pra disputa do Senado

Na semana passada, repórteres do Jornal Opção conversaram, em off, com três políticos do Partido Liberal em Goiás.

Na pauta, a sucessão para governador e senador em Goiás.

Os três políticos não descartam a possibilidade de uma composição com o pré-candidato a governador pelo MDB, Daniel Vilela.

Mas pontificaram que “não descartar” não equivale a admitir que um acordão está fechado ou prestes a ser fechado.

Abordados separadamente, ainda assim, os três disseram coisas parecidas. Apenas um dele admitiu, de cara, que uma aliança com Daniel Vilela e Gracinha Caiado — pré-candidata a senadora pelo União Brasil — é “bem-vinda”.

Por que bem-vinda? “Porque, como o ex-presidente Jair Bolsonaro quer eleger 60% dos senadores, em 2026, daqui a um ano e sete meses, a aliança com Daniel Vilela e Gracinha Caiado pode garantir uma vaga no Senado para o PL”, afirma o liberal.

De quem seria a vaga? O membro do PL afirma que, no caso de composição, a vaga para o Senado seria do deputado federal Gustavo Gayer ou do vereador Major Vitor Hugo.

Entretanto, os três disseram que, no momento, o PL vai “manter” um candidato a governador e dois candidatos a senador.

O pré-candidato a governador deve ser o senador Wilder3 Morais, presidente do PL em Goiás e muito próximo de dois filhos de Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Para o Senado, Gustavo Gayer e Major Vitor Hugo são os nomes mais citados.

Um dos integrantes do PL admitiu, porém, que, no caso de parceria com o PRD de Magda Mofatto e Jorcelino Braga, há a possibilidade de colocar o deputado federal Zacharias Calil como vice de Wilder Morais quanto como candidato a senador. O problema é que tanto Major Vitor Hugo quanto Gustavo Gayer querem ser candidatos a senador.

Zacharias Calil articula sua candidatura a senador e tem conversado com líderes de três partidos — PRD (falou recentemente com Jorcelino Braga, mas há a ressalva de que a deputada federal, Magna Mofatto, presidente do PRD em Goiás, também planeja disputar mandato de senadora), Avante (o problema é que o partido está na base do governador Ronaldo Caiado e de Daniel Vilela) e PL (há um congestionamento no caminho: o partido tem dois pré-candidatos a senador e dificilmente um deles vai abrir mão para um político-solo, quer dizer, sem grupo, como Zacharias Calil disputar mandato de senador).

O que concluir, de acordo com os três membros do PL? Que, no momento, a cúpula local quer bancar Wilder Morais para governador e Gustavo Gayer e Major Vitor Hugo para senador. Amanhã? Será outro dia. Como dizia um político veterano, o futuro, sabe-se, nem a Deus pertence. (E.F.B.)

O post Membros do PL dizem que Wilder se candidatará ao governo e Vitor Hugo e Gayer irão pra disputa do Senado apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.