Grupo de ex-prefeitos planeja lançar vários candidatos a deputado estadual

As conversas são preliminares e alguns ex-prefeitos ainda não foram nem sondados. Mas um grupo de ex-prefeitos — o GEx — planeja se unir para lançar um chapão de ex-prefeitos para deputado estadual, acima dos partidos políticos.

Há dois objetivos na empreitada. Primeiro, constituir uma bancada realmente municipalista, que conheça de perto as agruras dos prefeitos das pequenas e médias cidades de Goiás. Segundo, o grupo quer fortalecer a base do vice-governador Daniel Vilela, que será candidato a governador em 2026, daqui a um ano e sete meses.

Os ex-prefeitos operam também para que nenhum integrante do grupo “escape” e apoie um candidato a governador que não seja Daniel Vilela.

De acordo com um ex-prefeito, o grupo é constituído, no momento, por cerca de 20 ex-prefeitos. Mas tende a ser ampliado. Ex-prefeitos de cidades grandes — como Roberto Naves, de Anápolis, e Paulo do Vale, de Rio Verde — não serão convidados para compor a força-tarefa danielista. Porém, sublinham, nada contra eles apoiarem Daniel Vilela, frisam os ex-prefeitos.

A lista a seguir está disposta em ordem alfabética, e não de relevância política. Alguns dos listados ainda não estão no grupo, mas serão convidados para integrar a força tanto municipalista quanto danielista.

1

Haroldo Caetano

Ex-prefeito de Campos Verde, é filiado ao MDB. Ganhou renome estadual como presidente da Federação Goiana de Municípios. (FGM).

2

Carlão da Fox

Filiado ao União Brasil, o ex-prefeito de Goianira foi atuante como presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e deve ser indicado para dirigir a Ceasa. Conhece quase todos os ex-prefeitos e prefeitos de Goiás pelo nome. Consta que sabe até os apelidos.

3

Fábio Soares

Se não tiver problemas com a Justiça, o ex-prefeito de Cidade Ocidental, eleito em 2016 e reeleito em 2020, é um dos nomes fortes do Entorno de Brasília. Popular, fez o sucessor, com facilidade. É filiado ao pP do deputado federal Adriano do Baldy.

4

Gil Tavares

Ex-prefeito de Nerópolis, por três mandatos, é o articulador do GEx (Grupo dos Ex-Prefeitos). Nome forte. Elegeu seu sucessor. Filiado ao Republicanos.

5

Pábio Mossoró

O ex-prefeito de Valparaíso de Goiás, é um dos principais líderes do Entorno de Brasília. Carne e unha com Daniel Vilela, deve ser candidato a deputado estadual. É filiado ao MDB.

6

Rogério Cruz

Embora tenha sido prefeito de Goiânia, a maior cidade do Estado, não é um político consagrado. Ainda não está no grupo, mas pode acabar sendo aceito pelos colegas, apesar do desgaste político-administrativo. É filiado ao Solidariedade.

7

Valmir Pedro

O ex-prefeito de Uruaçu saiu com a imagem arranhada, pois não conseguiu fazer o sucessor e deixou vários problemas para o prefeito Azarias Machadinho. Deve trocar o PSDB pelo União Brasil ou pelo Avante.

8

Zezinho Vieira

O ex-prefeito de Goiatuba é cotado para disputar mandato de deputado estadual. (E.F.B.)

O post Grupo de ex-prefeitos planeja lançar vários candidatos a deputado estadual apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.