Wellington Maciel: o inimigo do Meio Ambiente

Por Rodrigo Berenstein*

Do jornal Portal do Sertão

O prefeito Wellington da LW encerra seu mandato com um triste dado: Arcoverde teve o pior prefeito da história para a área de Meio Ambiente.

Nos últimos quatro anos, a prefeitura de Arcoverde deu as costas às demandas populares que chegaram dos movimentos sociais da cidade. Grupos como o Refloresta Arcoverde e o Portal Encantado, ícones na luta ecológica e contra as mudanças climáticas, tiveram todos os seus valorosos projetos ambientais rechaçados por Wellington e Jaqueline Coelho, diretora de Meio Ambiente.

Enquanto as organizações populares clamavam para que o governo priorizasse o plantio de árvores nativas da caatinga – que são mais baratas, resistentes e de fácil manutenção –, Wellington e Jaqueline, sob a orientação de Sebastião Alves, do Serta, preferiram investir milhões de reais em plantas exóticas e grama, um produto caro, com pouco ou nenhum retorno ecológico, que não combate as mudanças climáticas e que têm um alto custo de manutenção. A maior obra da gestão Wellington, o Parque Verde, é uma tragédia ambiental.

Leia mais

Além disso, as podas assassinas devastaram as algarobas, acácias e ficus em toda a cidade. O destino do material retirado criminosamente das árvores é obscuro.

Poucos sabem que os movimentos sociais da cidade foram os responsáveis pela conquista de todo o estoque das centenas de mudas nativas que estão no viveiro municipal e que, infelizmente, Jaqueline desprezou, optando por comprar mudas e grama em floriculturas de outros municípios.

O mais grave de tudo é que a gestão Wellington/Jaqueline fez um antitrabalho ambiental durante os quatro anos de governo de intensa perseguição aos movimentos sociais, arrancando e devastando todas as mudas plantadas voluntariamente nas ruas da cidade.

A única notícia boa para o Meio Ambiente de Arcoverde é que a gestão Wellington acabou. A população aguarda, esperançosa, que a nova gestão promova a devida renovação na diretoria de Meio Ambiente, ouvindo os movimentos sociais, que há tantos anos se esforçam pela causa ambiental, porque Arcoverde dessa vez precisa avançar de verdade.

*agrônomo ambientalista

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.