Nas redes sociais, os jovens se posicionam contra o consumismo, a publicidade encoberta e a prática de exibir suas compras, conhecida como “haul“, e pedem para se desfazer do supérfluo.
Reparar, reciclar, frugalidade e minimalismo: o “núcleo do subconsumo” é tendência no TikTok. Estas publicações incentivam o retorno aos prazeres e habilidades simples, em total contraste com o tipo de conteúdo popular na plataforma.
“Eles promovem um estilo de vida de consumo moderado: em vez de ter 15 produtos de beleza ou 50 pares de sapatos, ter apenas três”, explica a analista francesa de comportamento digital Anissa Eprinchard.
Em um momento no qual tudo se tornou “objeto de consumo, desde o discurso político aos cuidados com a pele“, esta tendência indica “um cansaço com o consumismo de conteúdo“, opina.
“Quando as pessoas tentam constantemente lhe vender algo e os preços não param de subir, você acaba sofrendo de esgotamento financeiro“, explica à AFP Kara Perez, influenciadora americana especializada em questões financeiras e responsabilidade ambiental.
“Uso elementos da natureza para decorar meu apartamento, a maioria das minhas roupas é de segunda mão… Reaproveito potes de molho para guardar comida, é gratuito e muito prático”, conta uma internauta em um vídeo publicado em julho no Instagram.
Rotinas pouco realistas
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