Com direção de Kleber Mendonça Filho, o longa brasileiro “O Agente Secreto”, indicado à Palma de Ouro, conquistou o Prêmio da Crítica na 78ª edição do Festival de Cannes, hoje.
A honraria é concedida pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci), que reúne críticos de todo o mundo. O título nacional também se consagrou com o “Art et Essai”, cedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai). As informações são da CNN Brasil.
Leia mais
No perfil oficial do Instagram, a equipe de profissionais especializados destacou a produção nacional. “Escolhemos um filme que tem generosidade romancista e épica; que permite a digressão, a diversão, o humor e o caráter, para evocar um tempo e um lugar, e uma história rica, estranha e profundamente preocupante de corrupção e opressão”, afirmou.
“Um filme que faz suas próprias regras, é pessoal, mas universal, que leva seu tempo e atua como um navio de memória para um mundo: o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos ruins”, acrescentou.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por The International Federation of Film Critics (@fipresci)
Em comunicado à imprensa, Kleber celebrou o prêmio. “Eu conversei muito com a imprensa […] Nesses dias, eu contei sete vezes que aconteceu das pessoas, ao falarem do filme e tentar me fazer uma pergunta, ficarem com a voz embargada e pararem de falar, porque alguma coisa tinha ativado algo muito forte nelas”, disse.
“Isso aconteceu com jornalistas brasileiros e de nacionalidades diferentes, como franceses, espanhóis e italianos. E eu acho isso muito significativo. Eu acho que é um filme que fala do passado, fala do presente, fala do futuro”, acrescentou o diretor.

Leia menos