Como São José enfrenta o desafio do aumento da frota de veículos

O número de veículos automotores em São José cresceu significativamente nos últimos quatro anos. Segundo o Detran de Santa Catarina, a frota passou de 184 mil em 2022 para 208 mil veículos em 2025 — um aumento de 24,4 mil veículos, o que representa um crescimento de aproximadamente 13% no período. Mais da metade da frota, 55%, é de carros, enquanto as motos são a segunda maior categoria, representando cerca de 18% da frota.

O município acompanha este aumento com obras de infraestrutura e pesquisa para remodelagem do sistema de transporte coletivo e modais alternativos, preparando a cidade para absorver o aumento de frota. Atualmente, São José tem 270.295 habitantes e mais de 98% das vias pavimentadas, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — o que equivale a 600 quilômetros de malha viária com asfalto, estima a Secretaria de Infraestrutura.

A Prefeitura de São José tem apostado fortemente em obras estruturantes. O anel viário interno, com cerca de seis quilômetros de novas avenidas, é um dos principais projetos em andamento. As obras começaram em 2021 e abrangem sete frentes de trabalho, com investimento estimado em R$ 200 milhões. As melhorias incluem obras de drenagem, instalação de galerias de águas pluviais, meios-fios, ciclofaixas, passeios e pavimentação asfáltica.

“As novas avenidas oferecem alternativas à BR-101 e ajudam a reduzir congestionamentos, promovendo mais qualidade de vida e desenvolvimento para toda a cidade”, afirmou o prefeito Orvino Coelho de Ávila. Para o prefeito, o anel viário interno representa um avanço fundamental para a mobilidade urbana de São José.

Transporte coletivo

A Prefeitura também está em fase de estudos para a modelagem do novo sistema de transporte coletivo, que visa eficiência, sustentabilidade e integração. Com pesquisas de campo e análise de dados, o Município projeta um modelo mais moderno e funcional, com perspectiva de implantar faixas exclusivas e tecnologias inspiradas no BRT (Bus Rapid Transit).

Além da infraestrutura, a gestão destaca que a mobilidade do futuro também depende de uma mudança cultural, com incentivo ao uso de bicicletas, melhorias em calçadas e maior estímulo à caminhabilidade. “Garantir a mobilidade urbana até 2050 exige mais do que obras. É uma mudança de comportamento, de valorização de meios sustentáveis e da ocupação inteligente do espaço urbano”, ressaltou a secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Andréa Luiza Grando.

Olhando para frente

A Prefeitura já planeja a ampliação do anel viário, com novas conexões entre bairros e melhorias em vias estratégicas. Um exemplo é o trecho que vai ligar a nova avenida da região do CTG Os Praianos à Rua Vidal Vicente de Andrade, e a ligação entre a BR-101 e a Beira-Rio, passando pela Rua Governador Aderbal Ramos da Silva.

“Estamos buscando recursos estaduais, federais e internacionais para continuar transformando a mobilidade urbana da cidade. Já fizemos nossa parte com os projetos, agora é hora de garantir os investimentos”, destacou o vice-prefeito Michel Schlemper.

O crescimento da frota, acompanhado de uma série de obras e planejamentos, reforça São José como uma cidade em movimento — preparada para o presente e planejada para o futuro.

Entre as obras já concluídas ou em execução, destacam-se:

  • Avenida José Manoel Florêncio, que conecta Areias a Potecas.
  • Nova ponte sobre o Rio Forquilhas e a Avenida Prefeito Germano João Vieira, que ligam os loteamentos Recanto da Natureza, Vista Alegre e Lisboa.
  • Beira-Rio Forquilhas (trecho 2), conectando bairros ao longo da SC-281.
  • Avenida de Ligação Nova São José–Distrito Industrial, com quatro pistas, ciclovia e iluminação.
  • Rótula em Potecas, para melhorar a fluidez do tráfego local.
  • Outro destaque é o projeto da Avenida Beira-Mar de Barreiros, que está em fase de pré-licitação internacional. Com 3,7 km de extensão, a via será construída com financiamento do Fonplata e incluirá espaços de lazer, esporte e cultura, além de integrar 2,8 km de ruas adjacentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.