Do Blog da Folha
O MDB de Pernambuco terá eleições para a presidência da executiva estadual hoje, a partir das 9h. Ao todo, 97 filiados titulares estão aptos a votar. Concorrem ao comando do partido o atual presidente, Raul Henry, e o deputado estadual Jarbas Filho.
A campanha foi marcada por trocas de acusações e ataques pessoais, que culminaram na disputa pela herança política do ex-governador Jarbas Vasconcelos, fundador da legenda no estado.
Leia mais
Raul Henry, que teve em Jarbas Vasconcelos um aliado histórico, acusou Jarbas Filho de explorar a imagem do pai, após o deputado anunciar o apoio do ex-governador a candidatura dele.
Por meio de nota, Henry declarou ser de conhecimento público que Jarbas Vasconcelos está impossibilitado de fazer avaliações políticas por motivos de saúde.
Jarbas Filho, por sua vez, respondeu afirmando que Raul Henry foi quem “usurpou” a imagem de Vasconcelos por muitos anos. Também contestou a ideia de que Henry seria o herdeiro político do ex-governador.
Troca
Jarbas Filho, que se licenciou do cargo para concorrer contra Henry, reivindica a troca no comando do partido por considerar que o atual presidente agiu por conta própria, ao anunciar apoio antecipado do MDB ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), numa possível disputa pelo governo estadual em 2026.
“Ele, mais um ou dois, toma a decisão sem nos consultar e quer continuar gerindo o partido assim. Nós, hoje, estamos subservientes, não estamos com vida própria, não escutamos nossos membros e filiados”, disse em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 na sexta-feira.
Ao mesmo tempo, Raul Henry aponta que o movimento de Jarbas Filho teria como motivação a tentativa de levar o partido para a base da governadora Raquel Lyra (PSD). “Há uma movimentação intensa no Palácio (do Campo das Princesas) para defender a chapa do deputado Jarbas Filho e isso, para mim, é uma coisa muito evidente. É só conversar com as pessoas que conhecem a política de Pernambuco e que vivem os bastidores dela”, disse, também à Rádio Folha FM 96,7, Raul Henry, nesta quinta-feira.
Apoios
Jarbas Filho conta com apoio do senador Fernando Dueire, que assumiu o mandato de Jarbas Vasconcelos no Senado após a aposentadoria do político. Dueire ressaltou que a tentativa de mudança não tem como objetivo a composição de chapa para a eleição de 2026 que permita com que ele dispute a reeleição, mas para fazer o partido ter novamente uma vida partidária ativa.
“Não adianta estar na chapa se você não tem um partido forte, com lideranças, propósitos. O que preside esse caminho que nós estaremos é trabalhar em cima de um propósito que é conceitual, orgânico. Estar na chapa majoritária, é resultado. Você não começa por isso, você termina por isso”, disse o senador.
Além do senador, reforçam a campanha do deputado 9 prefeitos, ex-prefeitos e lideranças históricas da legenda.
Do lado do atual presidente, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, o prefeito de Vitória de Santo Antão, Roberto Arruda, a deputada federal Iza Arruda e o ex-secretário de Segurança Cidadã do Recife Murilo Cavalcanti, são os principais apoiadores da candidatura à reeleição.
Destaque nas gestões do PSB no Recife por ter tirado do papel o Compaz, uma das bandeiras da gestão João Campos, Murilo lamentou a perda de protagonismo do MDB em Pernambuco nos últimos anos, mas atribuiu a causa a questões nacionais.
Revelou, ainda, que sua participação na chapa de Raul Henry tem como objetivo justamente garantir que o MDB apoie o prefeito João Campos na possível tentativa de conquistar o governo do estado em 2026.
“Não posso virar as costas de maneira nenhuma, até porque, no próximo ano, vai ter uma eleição estadual e a gente sabe que há movimentos para os dois lados. A minha posição é de apoiar João Campos. Então eu acho que nesse momento não tinha outro caminho que não fosse estar do lado de Raul Henry”, pontuou.
Diante da fissura aberta no partido, Murilo afirmou que vai trabalhar para construir unidade após as eleições. Já o senador Fernando Dueire minimizou o potencial dessa divisão no futuro do partido, afirmando que é natural do processo de eleição, que termina nas urnas neste sábado.
A eleição deve iniciar às 9h, com Henry abrindo a convenção e votando logo em seguida. Jarbas Filho deve chegar no mesmo horário para votar. Após as 11h, suplentes poderão votar no lugar de titulares que faltarem. A votação encerra às 13h e o resultado é apurado imediatamente depois.
Leia menos