De 5 a 8 de junho deste ano, o município goiano de Nova Veneza será palco de uma das maiores celebrações da cultura italiana do Centro-Oeste. Trata-se da 19ª edição do Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza, tradicional evento voltado para a celebração das origens da cidade que é considerada a “Capital italiana de Goiás”.
O festival, que promete unir gastronomia típica, tradição e novas experiências para o público, e deve atrair cerca de 130 mil pessoas, teve seu lançamento na noite da última quarta-feira, 21, e contou com a cobertura especial do Jornal Opção.
Durante o jantar para convidados e imprensa, e que teve a presença de deputados estaduais, secretários e outras autoridades, a organização apresentou detalhes da edição de 2025 e reviveu uma tradição carregada de simbolismo: o famoso “Tombo da Polenta”, momento em que a iguaria italiana feita à base de farinha de milho e água é despejada em um tabuleiro de madeira para, depois, ser servida aos convidados. O ato é marcado por reunião, cantoria e danças.
Pela primeira vez, essa tradição foi incluída no evento de lançamento do festival, com a colaboração da Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (Acinove) e das cozinheiras da Cantina da Nonna. Cerca de 40 descendentes de italianos participaram do ritual, que resgatou a alegria simples das reuniões familiares.
À reportagem, Divina Aparecida, moradora de Nova Veneza e uma das cozinheiras do festival, conta que participa do evento desde o primeiro ano, quase 20 anos atrás. “A primeira edição foi feita dentro da biblioteca. Surgiu a ideia, e dessa ideia surgiu que fizéssemos a festa. Mas era pequeno. Não esperávamos que tomasse a proporção que tomou”, relembra.

Cardápio ampliado e novidades doces
Entre as principais surpresas para este ano está a inclusão da primeira sobremesa oficial do festival: o clássico italiano Tiramisù, feito com café e queijo mascarpone. Outra novidade no menu da Cantina da Nonna é um molho exclusivo, preparado com cogumelos frescos e filé mignon — uma combinação pensada para agradar paladares sofisticados e valorizar ingredientes frescos.
“Todos os anos procuramos trazer algo novo, sem perder a essência da nossa cultura. E este ano, além dos sabores, também vamos oferecer mais conforto ao público”, explicou a coordenadora do evento, Maria do Carmo Basílio.
O prefeito da cidade, Valdemar Costa, destacou, ainda, a relevante movimentação que ocorre na economia de Nova Veneza “É nosso 14º salário. Movimenta todos os setores e coloca Nova Veneza no mapa do turismo regional”, celebra.
Leia também: Cerveja, ciência e conversa boa: bares viram palco do Pint of Science em Goiânia
O post Com “Tombo da polenta”, Nova Veneza lança 19º Festival Italiano com comidas típicas, apresentações culturais e tradição apareceu primeiro em Jornal Opção.