O prefeito de Goiânia Sandro Mabel (UB) pretende estabelecer a avenida Avenida Anhanguera como um dos marcos da sua gestão por meio de uma repaginação de infraestrutura e mobilidade. O projeto de reestruturação e revitalização do espaço, iniciado pelo governo de Goiás com a reforma dos terminais e plataformas e substituição da frota por ônibus elétricos, deve ser expandido com a troca do asfaltamento por uma pista de concreto, modernização semafórica e luminária, reforma de calçadas e retirada do guard-rail que separa as pistas centrais e laterais.
Na gestão de Rogério Cruz (SD), foram gastos mais de R$ 100 milhões com a reforma das pistas centrais onde passam os ônibus. Apesar do gasto, o tipo de asfalto não é o ideal para o tipo de veículo devido ao peso. Com o passar dos anos, vão se criando deformações na massa asfáltica devido ao calor que deixa a massa maleável.

Tendo em vista o gasto e a recente reforma das pistas, especialistas e integrantes da prefeitura avaliam que esta deve ser a última etapa do projeto. No anteprojeto também está previsto a reforma das calçadas da região.
O projeto, ainda embrionário, prevê, entre outras coisas, a instalação de semáforos que priorizam os veículos do transporte coletivo para assegurar um fluxo constante e menor tempo de espera para para os passageiros. A previsão é que câmeras de monitoramento sejam instaladas na via
A partir do Consórcio Bilha Goiânia, a iluminação pública no local também deve ser substituída pelos equipamentos de LED. Além disso, a prefeitura também deve iniciar o processo de retirada do guard-rails (grades) que separam a linha do ônibus da pista dos veículos de passeio.
Previsão de entrega dos terminais
O governo de Goiás prevê a entrega das obras de intervenção em 19 plataformas do Eixo Anhanguera e seis terminais ainda este ano. O pacote de melhorias soma R$ 1,7 bilhão em investimentos. Os terminais Novo Mundo, Praça da Bíblia e Padre Pelágio estão em obras.
Outro destaque é a renovação da frota do transporte público, com a aquisição de mais de 1,5 mil veículos novos, todos equipados com ar-condicionado. Dentre eles, 190 são elétricos. Em 2025, serão entregues 151 ônibus super padron movidos a diesel com menor emissão de poluentes, e 49 elétricos. Em 2024, foram entregues 14 ônibus elétricos, 132 ônibus convencionais e 50 veículos super padron com tecnologia Euro VI.
Leia também:
Governo de Goiás vai entregar reforma de seis terminais e 10 estações do Eixo Anhanguera
O post Plano de reforma da Avenida Anhanguera tem troca do parque luminoso, reforma de calçadas e da pista central apareceu primeiro em Jornal Opção.