Venceslau Brás: o vice que virou presidente

Nos Estados Unidos, é comum vice presidente ser candidato à Presidência e ser eleito Presidente. O ex-presidente, Joe Biden, era vice de Barack Obama. Outros exemplos são Lyndon Johnson e George Bush Pai. Já no Brasil, vice só se torna presidente em caso de morte, renúncia ou impeachment do presidente. Como toda regra tem a sua exceção, Venceslau Brás é o único vice presidente que saiu candidato à Presidência e foi eleito. Em 1914, ele derrotou Rui Barbosa e sucedeu Hermes da Fonseca, de quem fora vice.

Brás recebeu como “herança maldita” do seu antecessor a Guerra do Contestado, conflito envolvendo Santa Catarina e Paraná. Após o fim do confronto, o governo traçou os limites definitivos entre os dois estados. Brás promulgou o primeiro Código Civil Brasileiro, em 1916. Era o primeiro documento que grafou o Brasil com S. Em 1918, o Brasil teve que enfrentar a Gripe Espanhola.

O Governo Venceslau Brás foi marcado mesmo pela Primeira Guerra Mundial. Em 1917, submarinos alemães atacaram navios brasileiros e Brás declarou guerra à Alemanha. Por causa da guerra europeia, o governo incentivou a industrialização para fabricar aqui o que antes era importado da Europa. Os operários fizeram as primeiras greves em 1917 influenciados pelos acontecimentos na Rússia.

Seu mandato chegou ao fim em 1918. Seu vice Urbano Santos não se lançou candidato. O vitorioso foi Rodrigues Alves, que voltava à Presidência, mas morreu antes de tomar posse por causa da Gripe Espanhola. Lá vai outro vice, Delfim Moreira, assumir o governo. Venceslau Brás, o vice que virou presidente pelo voto popular, morreu em 15 de maio de 1966.

  • Leia também: O triste fim do F-8 do Setor Aeroporto

O post Venceslau Brás: o vice que virou presidente apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.