A Feira e-cêntrica 2025 promete movimentar o cenário cultural de Goiânia nos dias 17 e 18 de maio, com a participação de mais de 100 expositores entre editoras, selos literários, coletivos criativos e artistas gráficos de nove estados brasileiros e do Distrito Federal. O evento será realizado na Vila Cultural Cora Coralina , com entrada gratuita, e integra o calendário nacional de feiras de publicações independentes ao lado de eventos como MOTIM (DF) e Miolos (SP) .
Organizada pela negalu editora, a sétima edição da feira é a maior já realizada, com a proposta de ampliar a diversidade e dar espaço para publicadores iniciantes, especialmente de Goiânia e da Região Metropolitana. A iniciativa conta com parceria da Secult Goiás – Governo do Estado de Goiás e com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia .
Além da exposição e comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas , a feira oferece uma programação formativa intensa com workshops, minicursos, rodas de conversa e o Sarau das Minas GO. coordenado por Carol Schmid . As ações abrangem temas como design editorial, escrita criativa, indireta, mediação de leitura e até o plantio de PANCs (plantas alimentícias não convencionais), com o chef Humberto Marra .
Diversidade no mercado editorial
Um dos destaques da programação é o Seminário Visão e-cêntrica , que acontece no sábado, 17, a partir das 16h, com foco na ocupação do mercado editorial independente por mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+. As rodas de conversa terão a presença de convidados de Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul , com mediação de Pilar Bu, Van Moraes e Beta Reis.
Atividades e escritórios
Entre os destaques formativos, estão:
- Minicurso de Escrita Literária com a escritora e editora Cidinha da Silva (SP), dias 17 e 18 de maio, das 9h às 12h;
- Oficina de Modelagem com Massinha com a fonoaudióloga Larissa Toschi , no sábado, das 9h às 12h;
- Minicurso de Design Editorial com Angela Mendes , da Edições Barbatana (SP), no sábado (13h às 16h) e domingo (14h às 17h);
- Oficina de Colagem: Narrativas Visuais, com os artistas Morgs e Cássia Roriz , no sábado às 14h;
- Oficina de PANCs com Humberto Marra, sábado e domingo das 17h às 18h, com contribuição simbólica de R$ 10;
- Oficina Relicário: Escrita e Imagem , com Isabela Preto Junqueira , no domingo (9h às 12h).
Encerramento com literatura e poesia
O encerramento, no domingo, 18, inclui lançamentos literários (14h às 16h) e uma edição especial do Sarau das Minas GO , que ocupará a galeria principal da Vila Cultural Cora Coralina entre 16h30 e 18h30 . A feira e-cêntrica se consolida como um espaço de troca, formação, afeto e resistência para quem vive, cria ou ama a literatura e a produção gráfica independente.
Mais informações e a programação completa podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial: @negalilu.editora e no perfil do evento.
- Leia também: Nova coleção da Editora Nega Lilu revive blogs dos anos 2000
O post Feira e-cêntrica reúne mais de 100 expositores de publicações independentes em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.