
A unidade será focada nos tipos mais comuns de câncer na região, como colo do útero, mama, próstata e pele. Reunião ocorreu na Câmara Municipal de Santarém
TV Tapajós/Reprodução
Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (12), na Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará, marcou mais um passo nas articulações para trazer uma unidade do Hospital do Amor ao município.
O encontro reuniu autoridades políticas, representantes da sociedade civil, da Associação Amigos Pela Vida e da Fundação Pio XII — mantenedora do Hospital do Amor — com o objetivo de consolidar o apoio necessário para implantação de um centro de prevenção e diagnóstico do câncer em Santarém, que poderá futuramente evoluir para uma unidade de tratamento.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O vereador Alexandre Maduro, propositor da reunião, destacou que a proposta está em discussão desde 2022, quando ainda era secretário regional de governo. Segundo ele, uma área já foi reservada nas proximidades do Hospital Regional e também está sendo pleiteada a cessão do prédio da antiga Ures, que ficará disponível com a inauguração da nova Policlínica, para implantação de um centro de prevenção ao câncer.
“Estamos avançando no diálogo com os vereadores, deputados estaduais e federais, e já apresentamos o projeto inclusive ao governador Helder Barbalho e à vice-governadora Hana Ghassan. O objetivo inicial é instalar um centro de prevenção, que permitirá o diagnóstico precoce do câncer, salvando vidas que hoje enfrentam grandes dificuldades para iniciar o tratamento”, explicou Maduro.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Jandeilson Rego, reforçou o compromisso do Legislativo local com a causa. “Nós estamos prontos para realizar uma audiência pública e mobilizar esforços junto à bancada para viabilizar recursos. Isso é uma luta de todos”, afirmou.
O deputado estadual João Pingarilho também participou da reunião e enfatizou a importância da união de forças políticas para concretizar o projeto. Ele já destinou uma emenda de R$ 1 milhão e relatou que outros parlamentares também estão comprometidos com a causa.
“Santarém é polo de uma região com mais de 1,3 milhão de habitantes. Muitas vidas se perdem por diagnósticos tardios. Esse centro será fundamental para mudar essa realidade”, disse o deputado.
O engenheiro civil Roberto Branco, que é presidente da Sociedade Soahamor em Santarém, esclareceu que já há autorização oficial para instalação da unidade em Santarém — a primeira no estado do Pará. A estrutura inicial será voltada ao diagnóstico e contará com tecnologia de ponta.
A solidariedade que salva vidas: o impacto das doações no Hospital do Amor
“Com uma unidade física e uma carreta móvel, conseguiremos atender toda a região oeste do Pará num raio de até 800 km. E o melhor: tudo via SUS, de forma totalmente gratuita”, afirmou.
A unidade será focada nos tipos mais comuns de câncer na região, como colo do útero, mama, próstata e pele.
Na mesma linha, Najara Dantas, da Associação Amigos Pela Vida, ressaltou que a implantação do Centro de Prevenção representa um avanço importante. “Atualmente fazemos o encaminhamento de pacientes para Barretos, Porto Velho e Salvador. Um centro aqui vai permitir um diagnóstico mais ágil, antes que o câncer esteja avançado, o que é mais barato e eficaz”, pontuou.
Segundo a associação, o plano é reformar a estrutura da UREs ainda este ano e iniciar os atendimentos o mais breve possível. A carreta do Hospital do Amor está prevista para visitar Santarém já em setembro, oferecendo exames preventivos à população.
A mobilização em torno do Hospital do Amor representa uma união rara entre sociedade civil, iniciativa privada e poder público para salvar vidas por meio do diagnóstico precoce e de um atendimento humanizado e de qualidade.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região