A trajetória do Atlético-Go, suas raízes no tradicional bairro de Campinas e a resistência popular contra a demolição do Estádio Antônio Accioly serão temas centrais de um livro. Nomeado como “Atlético, Campinas e Accioly – Memórias da Força Quente de um Dragão”, a publicação será lançada nesta sexta-feira, 9, às 18h30, no próprio estádio. A entrada para o evento é gratuita e será aberta ao público.
A publicação reúne 95 textos assinados por 76 autores, entre crônicas, contos, poemas e relatos que resgatam a memória afetiva, esportiva e cultural do clube rubro-negro. A organização é de Paulo Winícius Maskote, doutorando em História pela Universidade de São Paulo (USP). O livro foi publicado pela Editora Ludopédio, especializada em obras sobre futebol.
Com 43 fotos coloridas tiradas por fotógrafos atleticanos, com registros históricos do acervo de Hélio de Oliveira, fotógrafo pioneiro em Goiânia, que registrou a história da capital a partir da década de 1950. O livro também presta homenagens a personalidades marcantes da história atleticana.
Segundo o organizador, a obra é trabalhada desde 2015 e representa uma ação de memória e resistência. O livro é parte do esforço para preservar a memória e a história do Atlético, que é um componente valioso da cultura do futebol goiano e brasileiro. No Brasil, futebol não é só um esporte ou lazer, mas parte da nossa identidade”, afirmou.
Além do lançamento presencial, o livro está disponível para compra no site da Editora Ludopédio.
Leia também:
‘Queremos que Goiânia seja a capital do esporte’, diz Bites, novo secretário de Esportes
Gestão dos clubes municipais deve ser transferida para a Secretaria de Esporte e Lazer
O post Atlético-Go ganha livro que celebra história do clube e Estádio Antônio Accioly apareceu primeiro em Jornal Opção.