O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos-PE) pretende ampliar o alcance do crédito consignado para contemplar entregadores e motoristas de aplicativo. Ele foi designado presidente da Comissão Especial que analisa a medida provisória que trata do crédito com desconto em folha para trabalhadores com carteira assinada. A proposta do parlamentar visa estender o benefício a profissionais que, apesar da importância no cotidiano da população, ainda não têm acesso a esse tipo de linha de crédito.
Segundo Monteiro, a medida é uma forma de valorizar categorias que prestam serviços essenciais e enfrentam dificuldades de acesso a condições favoráveis de financiamento. “Este crédito consignado pode ser uma oportunidade valiosa para muita gente sair de um eventual aperto financeiro e melhorar os próprios negócios”, defendeu. O deputado reforçou que, além de atender aos trabalhadores, a proposta pode impulsionar a economia.
Na avaliação de Monteiro, a inclusão desses profissionais também poderá ampliar a circulação de dinheiro no mercado. “Quanto mais o dinheiro circula, melhor para todos”, afirmou. O projeto será analisado pela comissão e, em seguida, submetido ao plenário para votação. O crédito consignado permite o pagamento de parcelas com desconto direto da folha, reduzindo os custos dos empréstimos para os beneficiários.