Por Jornal O Poder
Prestes a assumir o comando nacional do PSB, o prefeito do Recife, João Campos, fez uma espécie de turnê por estados-chave e prestigiou aliados que assumiram diretórios locais do partido. Ele defende que Geraldo Alckmin seja mantido como vice na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, em movimento que busca se antecipar a disputas de partidos do Centrão pela vaga. O PSB também já foi comandado pelo pai de João Campos, Eduardo Campos, e pelo bisavô Miguel Arraes.
Humberto concorda
Em entrevista, esta semana, ao prestigiado podcast Direto de Brasília, do jornalista Magno Martins, em parceria com a Folha de Pernambuco, o senador Humberto Costa, atual presidente nacional do PT, também defendeu Alckmin na vice como prioridade.
Em meio às especulações sobre sua saída da chapa presidencial no ano que vem, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ganhou mais um aliado de peso. O senador e presidente nacional interino do PT, Humberto Costa, avalia que o ex-governador de São Paulo reúne todas as condições para continuar no posto, em especial pela lealdade demonstrada ao presidente Lula (PT). Todavia, Humberto ressalta que a conjuntura será avaliada mais na frente para se concretizar essa decisão.
Leia mais
“Se prevalecerem a competência, a lealdade e o espírito de colaboração, sem dúvida o melhor nome é o de Geraldo Alckmin. Ele mostrou que é leal, que tem todas as condições, mas sabemos que, na política, as coisas são imprevisíveis. Ele pode ser um grande candidato a governador ou a senador em São Paulo. E pode ser que o presidente Lula (PT) precise ampliar o seu conjunto de forças, colocando outro partido mais forte que o PSB na vice. Mas, pelo desempenho, pela lealdade e pela postura, acho que o melhor nome seria o de Geraldo Alckmin”, avaliou Humberto na entrevista.
O certo
É que as duas lideranças, de dois partidos aliados, concordam no essencial, o que sinaliza para a manutenção do projeto e sua provável extensão para o plano estadual nas eleições de 2026.
Leia menos