80 anos do dia da vitória: o fim da segunda Guerra Mundial na Europa

A rendição da Alemanha nazista foi comemorada no mundo inteiro. Era o fim da Segunda Guerra Mundial. Era o fim do nazifascismo e de todo o horror propagado por essa ideologia nefasta. Londres estava em festa. O premier britânico Winston Churchill anunciou às 15 horas do dia 8 de maio de 1945 o fim da Segunda Guerra Mundial e declarou o “Dia da Vitória na Europa”. Dos três países do Eixo, só faltava o Japão se render aos Aliados. Era só questão de tempo.

Enquanto os japoneses insistiam em continuar lutando uma guerra perdida, a Europa não parava de festejar o fim do conflito. Os países que lutaram com os Aliados também comemoraram bastante o Dia da Vitória. As ruas e as praças ficaram pequenas para tantas alegrias e outros tantos abraços. Era um sentimento de alívio. Era um reavivar a chama da esperança. Era reconstruir o mundo dilacerado pelas trevas do nazifascismo. Agora era esperar os heróis de guerra voltarem para casa e preservar a memória daqueles que tombaram no campo de batalha.

O Brasil também festejou seu Dia da Vitória. Getúlio Vargas era o chefe da ditadura do Estado Novo e não perderia aquele momento. No fundo ele sabia que seus dias no poder estavam chegando ao fim. Apesar disso, seus apoiadores já estavam nas ruas pedindo a sua permanência. O fim da guerra representou o ponto final na ditadura getulista. O Dia da Vitória representou o começo de um novo tempo. Tempos democráticos, tempos dos Direitos Humanos. Tempos que só puderam existir depois do fim do nazifascismo e da ditadura do Estado Novo.

  • Leia também: Napoleão Bonaparte: o imperador francês que virou personagem do programa humorístico da Rede Globo

O post 80 anos do dia da vitória: o fim da segunda Guerra Mundial na Europa apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.