Centenas de garimpeiros ilegais invadiram, no último fim de semana, uma fazenda de 350 hectares no município de Cristalina, em Goiás, localizado no Entorno do Distrito Federal. Os invasores ocuparam a propriedade rural em busca de cristais, extraídos sem qualquer tipo de autorização legal. O caso está sob investigação da Polícia Civil de Goiás (PCGO).
A proprietária da fazenda foi quem acionou as autoridades após o grupo invadir o local e iniciar a exploração sem apresentar qualquer permissão oficial para a atividade mineral.
A extração de cristais, conforme determina a legislação brasileira, só pode ser realizada com autorização prévia da Agência Nacional de Mineração (ANM). Qualquer atividade sem esse tipo de licença configura crime ambiental, sujeito a penalidades legais.
Procurada pelo Jornal Opção, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) informou por meio de nota que não havia sido oficialmente notificada sobre o garimpo irregular na região até o momento da publicação.
No entanto, garantiu que já está tomando providências. “A Semad investigará os danos ambientais decorrentes da invasão de propriedade, com objetivo de responsabilizar quem deu causa a esses danos”, declarou o órgão.
A reportagem também procurou a Polícia Civil de Goiás, que informou, até o momento, não haver novas atualizações sobre o caso.
Leia também:
MP investiga condomínio construído sobre área de nascentes em Jataí; empresa diz ter licença desde 2023
Operador de entidade investigada na fraude do INSS é sócio de banco digital
O post Garimpeiros ilegais invadem fazenda em Goiás em busca de cristais apareceu primeiro em Jornal Opção.