Por Manoel Guimarães – especial para o Blog
Envolto em especulações sobre uma alteração na chapa presidencial do ano que vem, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) pode ser mantido no posto. É a visão do senador e presidente interino do PT nacional, Humberto Costa. Para o pernambucano, o socialista reúne predicados fundamentais para ser mantido na chapa. No entanto, avalia Humberto, a conjuntura será avaliada mais na frente para se concretizar essa decisão.
“Se prevalecer a competência, a lealdade e o espírito de colaboração, sem dúvida melhor nome é o de Geraldo Alckmin. Ele mostrou que é leal, que tem todas as condições, mas sabemos que na política as coisas são imprevisíveis. Alckmin também tem condição de ser coringa, ele pode ser um grande candidato a governador ou a senador em São Paulo. E pode ser que o presidente Lula (PT) precise ampliar o seu conjunto de forças, colocando outro partido mais forte que o PSB na vice. Mas pelo desempenho, pela lealdade e pela postura, acho que o melhor nome seria o de Geraldo Alckmin”, avaliou Humberto, em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins.
O posto tem peso estratégico na composição da chapa, sobretudo após mais de uma década em que os petistas reiteradamente se queixam do papel de Michel Temer (MDB) como vice da presidente Dilma Rousseff (PT), entre 2011 e 2016. Temer assumiu a titularidade após o impeachment da petista, e sempre foi tachado como “golpista” pela ala vermelha.