Brejo da Madre de Deus é reconhecido por prática inovadora no uso de fitoterápicos no SUS

O município de Brejo da Madre de Deus ganhou destaque no XV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, realizado em Triunfo, ao ser reconhecido na 7ª Mostra SUS com uma experiência exitosa na área da saúde pública: o uso do Mulungu no tratamento natural de pacientes, por meio do projeto Farmácia Viva. A iniciativa, em funcionamento no município desde 1997, oferece medicamentos fitoterápicos produzidos com base em plantas medicinais cultivadas de forma sustentável.

O Farmácia Viva tem como proposta ampliar o acesso da população a tratamentos alternativos e seguros, com respaldo técnico e científico, valorizando os saberes populares e a biodiversidade local. A iniciativa foi apontada como referência estadual durante o congresso, cujo tema foi “Avanços na Gestão Municipal do SUS: Integrar para cuidar”.

Para o prefeito Roberto Asfora, o reconhecimento reforça o compromisso da gestão com a saúde pública. “Temos orgulho de ver Brejo da Madre de Deus sendo reconhecido em todo o estado por iniciativas que cuidam das pessoas com respeito, responsabilidade e inovação. O Farmácia Viva é um exemplo de como podemos valorizar a nossa cultura e a nossa gente com políticas públicas eficientes”, destacou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.