Na política, cavalo de batalha é um termo frequentemente usado para descrever um argumento essencial para atingir com disfarces alguma meta. É isso o que estaria fazendo o ministro Silvio Filho, deputado federal licenciado, ao encontrar o pretexto da perda de um prefeito para o deputado Felipe Carreras (PSB), e passar a fazer aceno à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), mesmo com seu partido alinhado à gestão João Campos (PSB), no Recife.
Quem acompanha de perto tudo isso lembra que Sílvio fez, recentemente, alguns collabs com a governadora Raquel Lyra. Collab é um termo usado nas redes sociais que vai além de marcar um seguidor numa postagem. Geralmente, só é praticado com alguém com quem se tem muita ligação, profunda admiração ou extrema confiança.
Leia mais
Dentre os collabs, um deles viralizou: a governadora tratando o ministro na intimidade por Silvinho, ao receber dele, em primeira mão, a notícia de mais um voo da Latam para Petrolina. Além das trocas de mensagens e postagens pela internet, o ministro não teria esboçado nenhuma reação à adesão do prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, do seu partido, para o palanque de Raquel.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Raquel Lyra (@raquellyraoficial)
Diego foi apoiado pelo prefeito João Campos, a pedido do ministro, na corrida eleitoral passada. Foram vistos juntos em vários atos de campanha. Com menos de três meses no poder, no entanto, Diego aderiu ao Governo Raquel sem o ministro esboçar reações.
Outro fato que corre nos bastidores, reforçando a desconfiança de que Sílvio estaria propenso a se compor com Raquel: o anúncio da transferência do Batalhão da PM de São Lourenço para Camaragibe.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Silvio Costa Filho (@silviocostafilho)
Embora majoritário no município, onde é aliado do prefeito Vinícius Labanca (PSB), aliados da candidatura de João Campos a governador registram que, embora São Lourenço tenha sofrido um golpe desleal da governadora, não há registros na mídia de nenhuma reação imediata de Sílvio pela mídia em favor do município.
Leia menos