O Governo de Pernambuco autorizou a retomada das obras de implantação do sistema de abastecimento de água de Jaqueira, na Mata Sul. A ordem de serviço foi assinada durante o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções, em Olinda, com a presença da prefeita Ridete Pellegrino e do representante da empresa Pórtico Construções Ltda, Rafael Boulhosa. O investimento será de R$ 8,6 milhões, com previsão de conclusão em 12 meses.
Segundo o secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, o objetivo é ampliar o atendimento de abastecimento para toda a área urbana de Jaqueira, beneficiando cerca de dez mil moradores. “Nossa expectativa com a obra é completar o alcance do serviço para toda a área urbana da cidade, beneficiando cerca de dez mil pessoas. É o Programa Águas de Pernambuco, investindo para resgatar a cidadania do nosso povo”, afirmou. A obra foi iniciada em 2010 e paralisada em 2013, com apenas 42% dos serviços executados.
Além da ação em Jaqueira, a governadora Raquel Lyra assinou, durante o evento, outras 16 autorizações de obras hídricas, entre ordens de serviço e abertura de licitações, que somam cerca de R$ 110,9 milhões em investimentos. Entre as obras, estão o Novo Sistema Adutor para Verdejante, a implantação da adutora de Pedra Branca, a adequação do sistema de abastecimento de Santa Cruz do Capibaribe e o reforço do sistema de Igarassu.