Assembleia Legislativa propõe grupo de trabalho sobre a COP 30 entre parlamentos estaduais

Criar um grupo nacional de trabalho com representantes das assembleias legislativas para discutir a participação dos parlamentos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). A sugestão foi feita pela Alesc, durante o encontro do colegiado de presidentes dos legislativos estaduais, realizado na quinta-feira (24), na capital paraense.

A Assembleia catarinense foi representada pelo deputado Mauro De Nadal (MDB), que é o coordenador da Frente Parlamentar de fortalecimento da COP 30, representou a Alesc no encontro por indicação do presidente, deputado Julio Garcia (PSD). Os deputados Neodi Saretta (PT) e Ivan Naatz também participaram das reuniões em Belém.

A proposta, segundo De Nadal, é trocar experiências sobre o que cada assembleia tem feito visando a participação na conferência. Para ele, além dos desafios, a COP 30 pode representar oportunidades para Santa Catarina.

“Em Santa Catarina, quem produz, também preserva. Ao mesmo tempo em que o 30% do nosso PIB é resultado do agronegócio, contamos com 38% do nosso território coberto por florestas nativas. Além disso, somos o estado que registrou o maior percentual de redução de desmatamento da Mata Atlântica, com 86%. Isso mostra que nosso desenvolvimento é sustentável”, destaca.

Para De Nadal, a COP 30 pode ser encarada como um espaço para lutar por políticas de compensação ambiental para quem preserva, assim como já ocorre em países europeus. Do mesmo modo, pode representar a oportunidade para buscar recursos para ampliar a rede de saneamento básico nos municípios catarinenses. “Por isso, acredito que a união dos parlamentos estaduais nos dará força nesse sentido”, afirma.

Ainda na visita a Belém, De Nadal se encontrou com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Na ocasião, o convidou para vir a Santa Catarina falar sobre a conferência, convite que foi aceito por Barbalho. A data será definida em breve.

O parlamentar já esteve em Belém em janeiro, ainda como presidente da Alesc, para tratar da COP 30. Ele se reuniu com a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan (MDB), que também acumula a função de Coordenadora Estadual da COP 30, e com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.