O ministro da Comunicação Social, Sidônio Palmeira, montou uma ofensiva de comunicação para evitar desgastes para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir da operação deflagrada contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As informações são do blog do Valdo Cruz.
A oposição tem usado o caso para desgastar a imagem do presidente exatamente num momento em que o governo estava começando a recuperar sua aprovação. Um dos principais objetivos definidos nesta quinta-feira (24), durante coletiva sobre o tema, foi passar a mensagem de que o governo vai garantir a devolução dos recursos desviados de aposentados e pensionistas durante as fraudes.
Leia mais
Por enquanto, o governo não tem a dimensão dos recursos desviados, mas irá montar uma operação para viabilizar a sua devolução. Além disso, o governo tem a preocupação de evitar que o jogo vire contra o Palácio do Planalto, como alguns parlamentares apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro estão fazendo, tentando passar a mensagem de que se trata de mais um caso de corrupção no governo do presidente Lula.
A equipe de Lula está sendo orientada a destacar que a investigação foi feita pelo próprio governo.
Postura de Lupi
Assessores presidenciais reclamam da postura do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que optou primeiro por defender o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e não condenou de imediato os desvios de recursos dos segurados da Previdência Social.
Após a operação da Polícia Federal nesta quarta (23) contra fraudes no INSS, Stefanutto foi afastado e, no mesmo dia, demitido do cargo. “Ele [Lupi] deu munição para a oposição atacar o governo, ele tinha de sair criticando os desvios, classificando isso de roubo”, reclama um auxiliar de Lula.
O governo ainda não sabe quanto terá de ser devolvido para os aposentados e pensionistas. E se as associações que estão sendo investigadas têm dinheiro em caixa e patrimônio para bancar essa devolução.
A ordem do presidente Lula, porém, é garantir a devolução.
Leia menos