
Sétima edição do programa Pioneiros em Manaus teve início nesta semana, com 30 participantes. Matheus Rolim
Divulgação
O estudante Matheus da Gama Rolim, de 17 anos, está com os olhos no futuro. Às vésperas de se formar no Ensino Médio, ele começou a procurar oportunidades de desenvolvimento profissional para ter um primeiro contato com o mercado de trabalho. Foi aí que ele descobriu o programa Pioneiros, que coloca adolescentes e jovens adultos em uma imersão no dia a dia das concessionárias que integram o grupo Aegea, líder em saneamento básico no país. Morador da Zona Leste de Manaus, ele foi selecionado e passará seis meses acompanhando o dia a dia e o desenvolvimento de projetos da Águas de Manaus.
“O saneamento básico já é algo que a gente fala bastante na escola, assim como desenvolvimento, sustentabilidade, Amazônia. Quando eu descobri o Pioneiros, vi a chance de entender mais esse universo e viver o dia a dia de quem trabalha com isso. Estou muito empolgado para debater, pesquisar e aprender aqui”, disse o jovem.
Gleiciane dos Reis
Divulgação
O sentimento é compartilhado por Gleiciane dos Reis, de 15 anos. “Eu quero aproveitar todas as experiências, entender mesmo tudo o que envolve o saneamento na cidade. Já conheço um pouco porque minha mãe trabalha com isso. Espero contribuir e crescer. É muito bom ter essa oportunidade ainda na escola”, destacou a jovem, que é estudante do segundo ano do Ensino Médio.
Matheus e Gleiciane fazem parte do grupo de 30 alunos da sétima edição do programa em Manaus. Na quinta-feira (24), os jovens – com idades entre 15 e 18 anos – participaram da aula inaugural, realizada na sede da Águas de Manaus. Todos os estudantes terão a oportunidade de participar das ações da concessionária, e, a partir dos aprendizados adquiridos, desenvolver projetos de saneamento básico voltados para as realidades dos locais onde vivem.
Aula Pioneiros
Divulgação
“O Pioneiros é um programa que nos dá muito orgulho. Com ele, abrimos as portas da nossa empresa para que os jovens aprendam mais sobre saneamento e sobre o mercado de trabalho. Trabalhar com saneamento básico é trabalhar para melhorar a nossa comunidade, e é isso que a gente espera que esse grupo viva nos próximos meses. Eles terão acesso a todos os líderes da empresa, às ações que a gente desenvolve e que mudam a realidade da população. Queremos que esses jovens tenham o sentimento de que fazer saneamento é transformar vidas”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, que participou da aula inaugural.
Sobre o Pioneiros
O programa coloca os jovens em contato com todos os setores da concessionária e diversas profissões. O objetivo é aprofundar o conhecimento deles sobre o mercado de trabalho e a atuação no segmento do saneamento. Os estudantes também participam de visitas guiadas às estações de tratamento de água e de esgoto. Eles poderão ainda fazer cursos gratuitos na Academia Aegea, plataforma digital utilizada para capacitar os colaboradores da empresa, além de participar de oficinas e atividades educativas que englobam assuntos relacionados a redes sociais, informática, primeiro emprego, entre outros.