A exposição “Casa Sertaneja Goiana”, em cartaz na Superintendência do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Goiânia, apresenta uma imersão no patrimônio rural goiano por meio de obras de artistas multidisciplinares. A mostra retrata a essência do povo sertanejo através de linguagens diversas como poesia têxtil, fotografias, cartografias e pinturas, entre outras formas de expressão que resgatam e valorizam a memória e os modos de habitar do interior goiano.
A curadoria é assinada por Thais de Freitas e conta com apoio técnico da professora Luciana Helena Alves da Silva, do professor Dr. Diogo Isao Santos Sakai, além de docentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFG Câmpus Goiás e da Faculdade Estácio. A mostra segue em exibição até o dia 28 de abril.

O que o público encontrará na exposição:
- Croquis e telas bordadas
- Música e fotografias
- Plantas baixas de arquitetura vernacular
- Arpilleira das Mulheres Areiras
- Objetos da casa sertaneja
- Cartografia do Complexo dos Arraiais
Sobre o projeto
A mostra integra o projeto “Terras da Santa”, idealizado pela Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO), com coordenação técnica da UFG – Câmpus Goiás. A iniciativa busca valorizar o patrimônio material e imaterial do estado por meio da preservação das tradições e saberes locais. A proposta promove o diálogo entre arquitetos, estudantes, pesquisadores e comunidades sobre o modo de vida rural goiano, incentivando a produção e a disseminação de conhecimento em arquitetura e urbanismo.
- Leia também: Jessica Muriel inaugura mural em Goiânia e resgata memórias do Brasil
O post Exposição “Casa Sertaneja Goiana” revela vivências e tradições do interior de Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.