
O programa, realizado pela Fundação Rede Amazônica, promove uma série de ações educativas em Manaus voltadas à conscientização ambiental. Consciência Limpa: funcionários de empresa participam de palestra sobre recuperação de áreas degradadas na Amazônia.
Patrick Marques/g1 AM
Funcionários da empresa Tutiplast, localizada no bairro Armando Mendes, em Manaus, participaram nesta quarta-feira (23) de uma palestra sobre recuperação de áreas degradadas por meio do plantio de árvores nativas da Floresta Amazônica. A ação integra a segunda edição do programa “Consciência Limpa – Recicla Amazônia”.
Realizado pela Fundação Rede Amazônica em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o programa promove uma série de iniciativas educativas voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A palestra foi conduzida por Vicente Tino, CEO da startup Tree Earth, que atua no plantio de mudas e no reflorestamento de áreas degradadas na Amazônia. Durante a conversa com os colaboradores, ele destacou a importância da preservação da floresta e explicou de que forma a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo.
“Falamos sobre conceitos simples da floresta, que muitas vezes ainda são novidade para algumas pessoas. Depois, mostramos como a tecnologia pode apoiar esse trabalho, unindo plantio de árvores, comunidades locais e empresas parceiras para cuidar do lugar onde vivemos”, afirmou Tino.
Ele também celebrou a parceria com a Fundação Rede Amazônica e destacou a importância de levar a mensagem do projeto a mais pessoas.
“A Tree Earth é uma startup com três anos de atuação e está construindo sua rede de impacto. Quando unimos forças com a Fundação Rede Amazônica, conseguimos ampliar nosso alcance e levar uma mensagem positiva para as comunidades. Empresas como a Tutiplast e outros parceiros têm um papel essencial nesse movimento, entendendo as realidades locais e contribuindo para transformar o entorno da nossa cidade, Manaus”, completou.
Sobre o Consciência Limpa
Criado em 2003, o projeto Consciência Limpa surgiu com o objetivo de promover a conscientização ambiental e a limpeza dos igarapés de Manaus, envolvendo a sociedade civil e o poder público. Em 2013, ganhou o reforço do Pelotão Mirim Ambiental, iniciativa voltada à formação de jovens como agentes de transformação em suas comunidades.
Em 2023, a Fundação Rede Amazônica ampliou o escopo do projeto com o lançamento do “Consciência Limpa – Recicla Amazônia”, focado na reciclagem, educação ambiental e geração de renda para comunidades, fortalecendo a economia circular na região.
Novas ações estão previstas para maio e serão divulgadas em breve pela Fundação Rede Amazônica.
Consciência Limpa: funcionários de empresa participam de palestra sobre recuperação de áreas degradadas na Amazônia.
Patrick Marques/g1 AM