Dois importantes projetos de lei ligados à Educação foram apresentados pelo deputado Fernando Krelling (MDB), nos últimos dias na Assembleia Legislativa. O deputado, que é da região de Joinville e ocupa a cadeira de vice-presidente do Parlamento Catarinense, quer dar um ponto final à discussão de que o Hino do Estado de Santa Catarina é muito difícil ou que as pessoas não conhecem a letra da canção.
Para isso, Fernando apresentou o PL 160/2025 que institui a obrigatoriedade de execução cantada do Hino do Estado de Santa Catarina em atividades escolares do ensino médio e fundamental.
Frequentemente ouvimos a discussão de criar ou não um novo hino para Santa Catarina, porque as pessoas não conhecem a letra da canção. Fiz uma enquete e minha base foi contrária a trocar a letra. Entendo que devemos aprender o hino atual. Isso começa na escola. É uma questão de educação, de patriotismo, de recuperarmos valores. Antigamente era assim, então quem sabe se voltarmos a valorizar o canto dos hinos nos colégios, num futuro bem próximo, mais jovens e adultos vão se identificar com o Hino do Estado de Santa Catarina e os outros de nossa Pátria. Por isso, apresentamos este Projeto de Lei, explicou Fernando Krelling.
Uniformes gratuitos aos estudantes do Ensino Médio
Outro assunto abordado pelo deputado Fernando Krelling foi a importância de que todos os alunos do Ensino Médio matriculados na Rede Estadual de Educação recebam e sejam obrigados a utilizar uniformes padrão. É o que prevê o PL 162/2025, também apresentado pelo parlamentar.
O texto da matéria dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de uniformes escolares na rede pública estadual e institui a obrigatoriedade do uso. Para Fernando Krelling, a medida dá mais segurança aos alunos e à comunidade escolar. É uma necessidade e uma forma muito eficiente de identificar nossos estudantes. A ideia é que eles recebam o uniforme completo padronizado, sem custos, por meio da Secretaria da Educação. Além da segurança, a identificação por meio do uniforme promove a igualdade entre os estudantes, minimizando diferenças socioeconômicas, e fortalece o sentimento de pertencimento à comunidade escolar.