Papa Francisco era rico? Para quem deixou sua “fortuna”?

O cidadão argentino Jorge Mario Bergoglio ficou conhecido, em todo o mundo, como o papa Francisco. Ele morreu no domingo, 20, aos 88 anos. O religioso, imperador da Igreja Católica por 14 anos, acumulou fortuna e a deixará para alguém, como sua irmã, María Elena Bergoglio, e seus sobrinhos?

Francisco era jesuíta e a Companhia de Jesus, sua ordem, obriga seus integrantes a renunciarem à propriedade privada, aos bens materiais.

Ao se tornar membro da Companhia de Jesus — passando a ser jesuíta —, o padre Francisco Bergoglio adotou a pobreza como princípio de vida.

Como papa, Francisco vivia de maneira simples. O religioso optou por morar na Casa Santa Marta, mais modesta que os apartamentos onde viveram os outros papas. Ele fazia suas refeições ao lado dos funcionários e era, segundo todos os depoimentos, um homem espartano. Austero, apreciava conviver com os pobres.

O capitalismo, tanto o “selvagem” quanto o “civilizado”, sempre foi alvo de suas críticas. Porque deixa os pobres para trás, abandonando-os ao deus-dará. O consumismo desenfreado, que se tornou uma segunda pele das pessoas, era alvo de sua crítica corrosiva.

De acordo com uma reportagem da “Veja” (segunda-feira, 21), mesmo tendo assumido o voto de pobreza, o papa pode, sim, deixar herança. Papas “podem possuir contas bancárias, bens adquiridos antes da eleição papal, direitos autorais de obras publicadas e até propriedades herdadas da família. No entanto, tudo o que um papa recebe ou produz enquanto está no cargo — inclusive lucros de livros e entrevistas — é, por tradição, revertido à Igreja”.

A revista frisa que “a distinção entre o patrimônio pessoal e os ativos do Vaticano é fundamental. É possível, por exemplo, que Francisco tenha recebido direitos autorais por livros escritos antes de 2013, mas dificilmente teria acumulado qualquer renda relevante após assumir o pontificado”. Sabe-se que os livros de Jorge Bergoglio só venderam em larga escala depois que se tornou papa. Os livros se tornaram best-sellers globais.

Os papas podem deixar testamento. Quais são os possíveis herdeiros do papa Francisco? Maria Helena Bergoglio e seus sobrinhos. Mas ele também pode ter indicado como herdeiro instituições religiosas e sociais vinculadas à Igreja Católica. “Em casos como o dele, com votos jesuítas, é possível ainda que a própria ordem tenha sido indicada como herdeira de qualquer ativo remanescente”, sugere a “Veja”.

[Leia sobre os bens do Vaticano no Jornal Opção (https://tinyurl.com/4nwt6fec).]

O post Papa Francisco era rico? Para quem deixou sua “fortuna”? apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.