Habemus papam: como vai funcionar a escolha do novo líder da Igreja Católica

A eleição que vai indicar o novo papa pode levar horas porque o novo Bispo de Roma tem que ter a maioria dos votos dos 135 cardeais que irão participar deste Conclave. São várias rodadas de votação que, quando não atingem a maioria dos votos, uma fumaça preta sai por uma pequena chaminé no telhado da capela. Quando eleito novo papa, uma fumaça branca sairá da mesma chaminé indicando aos fiéis que a Igreja tem um novo líder.

Assim que eleito, o cardeal indicado será conduzido à sacristia da Capela Sistina conhecida como “salla delle lacrime” ou “sala das lágrimas”, onde seu futuro será sacramentado. É neste momento que o líder da Congregação dos Cardeais, atualmente Giovanni Battista Re, pergunta ao novo pontífice se ele aceita sua eleição e por qual nome deverá ser chamado. Após responder as perguntas, ele torna-se o bispo de Roma, o papa.

Em seguida, o novo papa recebe ajuda para colocar as vestes papais. Até a eleição de Francisco, as roupas e os sapatos eram customizados pela Prada, uma das maisons italianas mais respeitadas da moda contemporânea, com mais de um século de tradição marcada pela estética do luxo associado à precisão artesanal, pensamento intelectual e inovação silenciosa.

Os sapatos vermelhos feitos pela Prada que por um século calçaram o papa foram aposentados por Francisco, que rompeu essa tradição ao usar sapatos pretos mais simples. Os sapatos vermelhos dos papas serviram de inspiração para o título do filme “O Diabo Veste Prada”, que estreou em 2006 com a atriz Meryl Streep no papel principal como uma poderosa editora de moda. O filme foi baseado no livro de mesmo nome, publicado em 2003, de Lauren Weisberger.

Já com as vestes papais, os cardeais dão início ao “beija-mão”, quando todos eles, um por um, juram lealdade ao Santo Padre. Logo depois, o cardeal mais velho se dirige à sacada principal da Basílica de São Pedro — atualmente, Renato Raffaele Martino — e pronuncia a famosa frase em latim: “Habemus Papam”, ou “Temos um novo papa”.

Foto: Reprodução

O post Habemus papam: como vai funcionar a escolha do novo líder da Igreja Católica apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.