
Polícia Militar conseguiu prender um dos suspeitos a partir da localização de um dos celulares roubados. Casos aconteceram na Mooca, na manhã desta sexta (18). Criminosos roubaram 15 pessoas na Mooca, Zona Leste de SP
Reprodução
No período de uma hora, ao menos quatro criminosos roubaram 11 celulares, alianças e correntes de ouro de 15 vítimas na Mooca, na Zona Leste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (18). Câmeras de segurança registraram a ocorrência.
Em uma das gravações, é possível ver dois criminosos cercando um pedestre que passeava com o cachorro na Rua Ibitirama. Eles apontaram a arma e anunciaram o assalto. Além da aliança, os ladrões pegaram o celular do rapaz.
Minutos depois, outros dois homens foram vítimas dos mesmos assaltantes.
“Eles vieram com tudo com a moto por cima da calçada, apontaram a arma na nossa cara e falaram ‘Passa tudo ou eu vou matar, eu vou matar mesmo’. Meu amigo saiu correndo e, nisso, eles foram dar uma ‘bota’ para trás do meu amigo”, contou o auxiliar de TI Paulo Henrique.
Outras vítimas chamaram a Polícia Militar, que conseguiu prender um dos suspeitos a partir da localização de um dos celulares roubados.
“Conseguimos visualizar uma residência. O indivíduo até se escondeu na hora. Adentramos à residência, achamos o indivíduo na moto. Ele acabou confessando”, relatou o tenente Elvis Alves, comandante da Força Patrulha do 21º Batalhão.
A polícia acredita que o homem preso agia com pelo menos outros três criminosos na região.
“Eles foram superviolentos. Deram coronhada em três pessoas, em roubos separados. Houve disparo de arma de fogo”, afirmou o delegado Carlos Miranda, do 42º DP (Pq. São Lucas).
Números
Números do Portal da Transparência da Secretaria Estadual da Segurança Pública dão a dimensão desse crime no estado. Nos primeiros dois meses do ano, os ladrões roubaram 1.333 alianças no estado.
Um aumento de 56% em relação ao primeiro bimestre do ano passado (851), período que já havia registrado aumento em comparação a 2023 (778).
Na Grande São Paulo, em menos de um mês, duas pessoas morreram em roubos de alianças.
No começo de abril, um criminoso roubou a aliança e o celular de uma mulher no Butantã, na Zona Oeste da capital. O arquiteto Jeferson Dias presenciou a cena e, na tentativa de impedir o crime, jogou o carro em cima do assaltante. O bandido se levantou, sacou a arma e atirou várias vezes contra Jeferson, de 43 anos, que morreu na hora.
Há quase um mês, no Jardim Monte Kemel, o agente da CET José Domingos da Silva estava trabalhando quando foi abordado pelo assaltante. Ele tentou se proteger do assalto, os dois brigaram e o ladrão atirou.
Arquiteto atropela assaltante e é morto durante tentativa de roubo em SP