O Estado de Goiás e a Capital, Goiânia, registraram os melhores índices no quesito iluminação pública do país. De acordo com a Pesquisa urbanística do Entorno dos Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 99% dos moradores goianos pesquisados residem em logradouros que possuem um ou mais pontos de iluminação em área de uso comum. O resultado revela uma melhoria do estado em relação ao levantamento de 2010, quando o percentual era de 97,8%.
Entre as capitais, Goiânia aparece com o melhor percentual, 99,6%, um pequeno avanço na comparação com 2010. Vitória e Campo Grande ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente com percentuais de 99,5% e 99%.

Os dados de iluminação pública no país também melhoraram, saltando de 95,2% em 2010 para 97,4% neste último levantamento. A pesquisa, no entanto, leva em conta apenas a existência do equipamento e não considera o seu funcionamento.
A pesquisa é o maior e mais completo levantamento georreferenciado dos dez elementos urbanísticos pesquisados no Brasil: capacidade de circulação da via, pavimentação da via, existência de bueiro ou boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus ou van, vias sinalizadas para bicicletas, calçadas ou passeio, presença de obstáculo na calçada, rampa para cadeirante e arborização.
Pesquisadora do Observatório das Metrópoles, a arquiteta e urbanista Maria Esther, argumenta que o levantamento é um importante norte para a revelar a infraestrutura de serviços públicos no país e nas cidades. “A cidade é uma construção do estado, do mercado e da consonância de cada cidadão. Num resultado desse, a gente vê bem a diferença entre o papel de cada um. Qual o papel do Estado na iluminação, qual papel do empreendedor imobiliário e das fornecedoras de energia?”, questiona.
Ela lembra que a pesquisa se limita apenas aos dados quantitativos e que, apesar de Goiânia estar em primeiro lugar no índice, isso não está relacionado, necessariamente ao funcionamento e qualidade do serviço. “Goiânia é o primeiro lugar em iluminação pública? Não. Goiânia é o primeiro lugar na estrutura que sustenta a iluminação pública. Na realidade, Goiânia é uma cidade escura e, quando a pesquisa foi feita, a gente estava no ápice da crise, quando a cidade apagou na gestão de Rogério Cruz”, pontua.
Capital tem segundo melhor índice em vias pavimentadas
Goiânia também apareceu no podium entre as capitais com maior percentual de moradores residentes em vias pavimentadas com um percentual de 99,1%. No levantamento passado, Goiânia já figurava na segunda posição (97,6%).

No comparativo entre os Estados, Goiás ficou com o quarto maior índice (94%), atrás de São Paulo (96%), Minas Gerais (95,3%) e Distrito Federal (94,2%. O país também expandiu seu índice, aumento de 79,6% para 88,5%.
Outro aspecto da pesquisa foi a capacidade de circulação das vias como a capacidade de circulação de caminhões, ônibus, transporte de carga, veículos de passeio, vans, motocicletas e bicicletas; vias com capacidade para a circulação somente de veículos de passeio, vans, motocicletas e vias aquáticas.
Nesses aspectos, Goiânia apresentou índice de 98%, o terceiro maior entre as capitais do Brasil, atrás apenas de Campo Grande (98,8%) e Palmas (98,6%). Já Goiás foi o quarto estado maior percentual de moradores residentes em vias da primeira categoria (97,9%), com índice consideravelmente acima do registrado acima do resultado do Brasil (90,8%).
Leia também:
JBS pode voltar a quebrar acordos de desmatamento na Amazônia
Goiânia é a terceira capital com menor índice de pontos de ônibus
O post Goiás e Goiânia têm os melhores índices de iluminação pública do Brasil, porém dados não traduzem realidade apareceu primeiro em Jornal Opção.