Para quem planejou uma caminhada ou um piquenique no parque durante o feriado da Semana Santa, é importante se atentar às regras divulgadas pela Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável). As unidades de conservação administradas pela Semad abrem das 8h às 17h.
A entrada é gratuita em todos os parques sob a gestão do Governo de Goiás. É obrigatório fazer o registro na entrada (este serve como alerta para que os funcionários possam identificar caso alguém não vá embora até o horário de fechamento caso se acidentem ou fiquem incomunicáveis).
É permitido levar comida, mas é preciso ficar atento ao lixo produzido, que precisa ser recolhido – inclusive o orgânico – e descartado corretamente nas lixeiras espalhadas nos parques. Uma sugestão é fazer trilhas ou passeios de bicicleta. Fogueiras e caixas de som são proibidas – mas fones de ouvido são permitidos -.
Animais domésticos não podem entrar nos parque – exceto cães-guia em acompanhamento a deficientes visuais. Nos parques é proibido coletar frutos, sementes, raízes ou quaisquer materiais biológicos, pegar ou perseguir animais silvestres. Não recolha flores ou pedras dos locais.
São 24 unidades de conservação em Goiás, sendo que 14 delas são de proteção integral, onde é permitido somente o uso indireto dos recursos naturais (13 parques e uma estação ecológica), e dez são de uso sustentável (oito áreas de proteção ambiental, uma floresta estadual e uma área de relevante interesse ecológico).
Parques mais procurados:
- Serra de Caldas Novas (Pescan)
- Serra dos Pireneus (PEP)
- Altamiro de Moura Pacheco (Peamp)
- Águas do Paraíso (Peap)
- Terra Ronca (Peter)
Horário de funcionamento:
- 8 às 17 horas
Leia também:
De parques nacionais a cachoeiras: veja como aproveitar o turismo em Goiás
O post Lanches, cachorros e fogueiras: confira as regras para visitar parques de Goiás do feriado apareceu primeiro em Jornal Opção.