O advogado Ênio Francisco O’donnel Galaça Lima, de 58 anos, vai responder pela morte da mãe e por mais três crimes após abandonar a idosa, de 85 anos, em estado grave em uma unidade de saúde de Goiânia. A vítima morreu na última quarta-feira, 9, em decorrência de desnutrição e lesões no corpo provocadas por maus-tratos, conforme o delegado Alexandre Bruno.
LEIA TAMBÉM
Advogado é preso por abandonar mãe idosa em Cais de Goiânia
Goiânia registra dois casos de violência contra idosos por dia
Com o óbito, Ênio deve responder por maus-tratos seguido de morte, exploração financeira, abandono em hospital público e abandono material – cujas penas, se somadas, ultrapassam 15 anos de reclusão. Ele também já foi preso tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), em agosto de 2023, e por maus-tratos contra a mãe, em junho do ano passado.
Na época, ele acabou sendo liberado sem pagamento de fiança, no primeiro crime praticado contra a mãe, mas com medidas restritivas para não chegar próximo à idosa. Entretanto, o advogado morava com a vítima em um apartamento de luxo da capital e voltou a ser preso na terça-feira, 1º, ao deixar a mãe em estado grave em um Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais).
“Ela estava completamente abandonada, há muitos dias sem se alimentar e embainhada em fezes e urina. O filho não quis manter contato com o Cais e foi encontrado no apartamento dormindo. A residência também apresentava odor de fezes e urina e na dispensa não tinha alimentos que representassem a dignidade humana”, afirmou o delegado ao prender o Ênio.
A vítima foi identificada por meio do trabalho de papiloscopistas da Superintendência de Identificação Humana da PC, que também conseguiram localizar dois possíveis filhos da idosa. O advogado afirmou que cuidava da mãe, mas que, diante do agravamento do estado de saúde dela, decidiu deixá-la no Cais dois dias antes, com a intenção de visitá-la posteriormente.
A idosa, que é pensionista de um magistrado, teve parte considerável de seus proventos comprometida por meio de empréstimos realizados pelo filho. O Jornal Opção entrou em contato com a defesa de Ênio para que se posicionasse, mas não obteve retorno. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) também não respondeu à reportagem.
O post Advogado que abandonou mãe em estado grave em Cais já foi preso por maus-tratos e tentativa de latrocínio apareceu primeiro em Jornal Opção.