Maior fornecedora de insulina do SUS anuncia investimento de 6,4 bilhões

Com a presença do presidente Lula, a multinacional Novo Nordisk anunciou, nesta segunda-feira (7), o plano de expansão de sua unidade em Montes Claros, em Minas Gerais. O investimento da farmacêutica dinamarquesa no Brasil é de R$ 6,4 bilhões de reais até 2028 (quando as obras devem ser concluídas), o que permitirá a criação de 600 novos empregos.

“Essa empresa anuncia hoje o maior investimento individual de uma empresa privada farmacêutica na história de 525 anos do Brasil”, celebrou o presidente Lula.

“Além da grande parceira com o SUS (Sistema Único de Saúde), a Novo Nordisk, que é a maior exportadora de medicamentos do país, reafirma o compromisso com as políticas estratégicas incluídas em nosso programa Nova Indústria Brasil (NIB)”, afirmou o presidente sobre a empresa, que está no país desde 1990 e é a maior fornecedora de insulina do Brasil.

Leia mais: Governo Lula retoma quase 500 obras da Saúde em todo o país

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou os anúncios: “De cada 10 insulinas aplicadas no povo brasileiro pelo SUS, 8 são produzidas por essa empresa, por essa fábrica, com parceria estratégica tão importante ao longo desses anos. E é por isso que a gente fica feliz quando vê uma fábrica como essa”, disse.

Com o aumento da planta de Montes Claros (hoje em 74 mil metros quadrados), a empresa que emprega cerca de 1.800 pessoas na cidade e exporta para mais de 70 países visa ampliar a produção de medicamentos para obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves. Serão adicionados novos processos de produção asséptica, um centro de armazenamento e um novo laboratório de controle de qualidade.

O presidente global da Novo Nordisk, Lars Jørgensen, destacou que quatro milhões de pacientes brasileiros são tratados com os medicamentos da empresa e reafirmou o compromisso com o Brasil.

“Estou aqui hoje para dizer que nosso compromisso de longo prazo com o Brasil continua pela saúde dos nossos pacientes e pelo desenvolvimento da nação. […] O nosso objetivo é extinguir doenças crônicas graves em todo o mundo. O Brasil é uma peça estratégica nesse quebra-cabeça. E quando eu olho para cada um dos senhores aqui hoje, eu vejo parceiros entusiasmados”, ressaltou o dinamarquês.

O ex-presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), esteve no evento e evidenciou as ações do governo Lula por atração de investimentos e previsibilidade econômica, além da atenção com os estados e Minas Gerais.

“A preocupação com Minas Gerais é a mesma preocupação que fez com que o senhor [Lula] fizesse uma reforma tributária, que fizesse o acordo da tragédia de Mariana, que fizesse o maior programa de solução da dívida dos estados, inclusive o do estado de Minas Gerais”, disse.

Leia mais: Lula entrega 789 novas ambulâncias do Samu e cobertura chega a 89%

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sublinhou que o presidente Lula tem um projeto de país em curso e nele se insere o investimento anunciado pela farmacêutica. Além disso, o ministro falou das qualidades dos trabalhadores nacionais, que fazem a multinacional ampliar sua capacidade por aqui: “A primeira coisa que a gente ouve dos dirigentes dessa empresa sobre os investimentos aqui tem como resposta unânime: é por causa do trabalhador brasileiro, da qualidade do trabalhador brasileiro”, afirmou Haddad.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Obras e expansão da Novo Nordisk em Montes Claros (MG) já em andamento. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Vacinação

Na oportunidade, Alexandre Padilha anunciou o começo da campanha nacional de vacinação contra a influenza nesta segunda. O presidente Lula e o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foram vacinados para destacar a importância da imunização.

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários do calendário nacional de vacinação, que incluem crianças, gestantes e idosos, com estimativa de público de cerca de 50 milhões de pessoas. A vacina contra a influenza é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.

Também estiveram no evento em Minas Gerais a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen; os ministros Alexandre Silveira (Minas Energia), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e Luiz Marinho (Trabalho); o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; o representante dos trabalhadores da Novo Nordisk, Benhur Balbino dos Santos; e Reinaldo Costa e Murilo Castro, vice-presidentes da Novo Nordisk em Montes Claros.

O post Maior fornecedora de insulina do SUS anuncia investimento de 6,4 bilhões apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.