
O adolescente de origem brasileira-palestina Walid Khalid Ahmad, de apenas 17 anos, perdeu a vida devido à fome extrema durante sua prisão em instituição de Israel, segundo autópsia. Ele foi o primeiro menor de idade a morrer sob custódia de autoridades daquele país desde que teve início o conflito entre Israel e o Hamas, em outubro de 2023.
Morto na prisão de Megido, no dia 22 de março, Ahmad foi detido em 30 de setembro de 2024. De acordo com o laudo do Instituto Forense Abu Kabir em Tel Aviv, o rapaz “sofria de desnutrição extrema, provavelmente prolongada, conforme observado pelo estado profundamente caquético e queixas de ingestão alimentar inadequada desde pelo menos dezembro de 2024”.
Ainda de acordo com o relatório, o jovem teve severa perda de peso e de músculos, ponderando que esse nível de desnutrição aumenta o “risco de complicações infecciosas, incluindo sepse grave”.
Segundo a CNN, o Serviço Prisional Israelense afirmou que “ao receber o relatório inicial sobre a condição do detido, uma equipe médica foi chamada ao local e respondeu conforme necessário”.
Após tomar conhecimento do caso, o governo brasileiro, por meio do Itamaraty, emitiu nota, no dia 25 de março, em que lamentava o fato e salientava que continuaria exigindo explicações de Israel. “Em linha com suas obrigações internacionais, o governo israelense deve conduzir investigação célere e independente acerca das causas do falecimento, bem como dar publicidade às suas conclusões”, destacou.
Leia também: Farsa israelense é revelada com vídeo de ataque fatal contra 15 socorristas
Na véspera, o Itamaraty também pediu esclarecimentos ao embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine.
Segundo o governo brasileiro, atualmente há onze nacionais que residiam na Palestina e que seguem presos em Israel, “a maioria dos quais sem terem sido formalmente acusados ou julgados, em clara violação ao Direito Internacional Humanitário”, diz nota do Ministério de Relações Exteriores. Ahmad também estava preso sob essas circunstâncias.
Além do jovem brasileiro, ao menos 63 palestinos morreram, até agora, em prisões israelenses desde o início dos conflitos.
Com agências
O post Jovem brasileiro morto em prisão israelense foi vítima de fome extrema apareceu primeiro em Vermelho.