Dia da Mentira: saiba o motivo de 1º de abril ser a data oficial das pegadinhas

O Dia da Mentira, celebrado em 1º de abril, é conhecido mundialmente pelas pegadinhas e brincadeiras que enganam amigos, familiares e até mesmo empresas e veículos de comunicação. Mas você sabe qual é a origem dessa tradição?

Acredita-se que o costume tenha surgido na França do século 16. Naquela época, antes da adoção do calendário gregoriano, o Ano Novo era celebrado entre o fim de março e o dia 1º de abril, seguindo o calendário juliano.

Em 1564, o rei Carlos IX decretou que o Ano Novo passaria a ser comemorado em 1º de janeiro. No entanto, muitas pessoas resistiram à mudança e continuaram celebrando na data antiga.

Como forma de zombaria, passaram a ser chamados de “bobos de abril” e se tornaram alvos de brincadeiras e piadas. A tradição se espalhou e, com o tempo, o 1º de abril ficou conhecido como o Dia da Mentira.

A tradição ganhou força em vários países, e algumas pegadinhas se tornaram históricas. No Brasil, o primeiro registro da data no país ocorreu em 1828, quando um jornal mineiro publicou a falsa notícia da morte de Dom Pedro I.

No Reino Unido, em 1980, a BBC anunciou que o icônico relógio Big Ben seria substituído por uma versão digital chamada “Digital Dave”. A notícia, claro, era uma brincadeira.

Já nos EUA, em 1992, a rádio NPR transmitiu uma falsa entrevista com o comediante Rich Little, que se passou pelo ex-presidente Richard Nixon, afirmando que voltaria a concorrer à presidência. O trote gerou grande repercussão até ser desmentido.

Leia também:

  • Em cena: ‘Vale Tudo’ pode expor ideologia política da TV Globo  
  • Esposa de Amado Batista rebate críticas com indiretas

O post Dia da Mentira: saiba o motivo de 1º de abril ser a data oficial das pegadinhas apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.