Israel é o primeiro país a isentar de taxação bens produzidos e importados dos Estados Unidos

O governo de Israel aprovou um decreto que, a partir de terça-feira, 1º, suspende a aplicação de tarifas sobre produtos norte-americanos, um dia antes de a Casa Branca anunciar medidas ainda mais protetivas e de reciprocidade ao mercado internacional.

Nadando contra a corrente mundial que trava um embate à política de Donald Trump, Israel tornou-se o primeiro país do mundo a eliminar todas as tarifas sobre mercadorias importadas dos Estados Unidos.

A decisão anunciada pelo ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, aprofunda ainda mais o vínculo entre os dois países aliados e sua relação econômica.

Com efeito imediato, produtos americanos — como máquinas agrícolas, aparelhos eletrônicos e de alta tecnologia — passam a entrar no país isentos de taxação.

O governo republicano acredita que a decisão israelense deverá encorajar e estimular outros países à reduzirem suas barreiras comerciais impostas aos bens produzidos no país de Abraham Lincoln, Theodore Roosevelt, Franklin Delano Roosevelt e John Kennedy.

Ainda é necessária a aprovação final do ministro da Economia, Nir Barkat, que, nesta terça, anunciou que irá lançar um novo partido. O comitê parlamentar financeiro também será ouvido.

O governo de Netanyahu, que acredita que não haverá interrupção neste processo, afirmou que, assim que concluído, todas as tarifas impostas aos produtos americanos serão canceladas em caráter definitivo.

Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial de Israel. Em 2024 balança comercial entre os dois países chegou 34 bilhões de dólares. “A retirada das tarifas é uma decisão acertada que deverá abrir o mercado competitivo, diversificar a economia do país e diminuir, consideravelmente, o custo de vida para os israelenses”, afirmou o premiê Benyamin Netanyahu.

Como se sabe, Israel e Estados Unidos são parceiros comerciais e políticos. O primeiro é o principal aliado geopolítico dos americanos no Oriente Médio.

O post Israel é o primeiro país a isentar de taxação bens produzidos e importados dos Estados Unidos apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.