Declaração do IR 2025 pelo celular está liberada; veja como baixar

A Receita Federal disponibiliza, nesta terça-feira, 1º,  o programa para preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda 2025 tanto online quanto por dispositivos móveis. Para quem deseja realizar o processo pelo celular, será necessário baixar o novo aplicativo “Receita Federal”, disponível para Android e iOS, pois o antigo app “Meu Imposto de Renda” foi desativado.

A versão do programa para computadores também já está disponível. O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, referente ao ano-calendário de 2024, teve início há duas semanas e segue até o dia 30 de maio.

A partir desta terça-feira, 1º de abril, a Receita Federal também libera a declaração pré-preenchida, que já traz diversas informações cadastradas, facilitando o processo para o contribuinte. Além de tornar o envio mais rápido, essa opção dá prioridade na fila de restituição. O programa do IR 2025 foi liberado oficialmente no dia 13 de março.

Os contribuintes com conta GOV.BR de nível Prata ou Ouro poderão acessar sua declaração pré-preenchida diretamente pelo site ou aplicativo da plataforma. A expectativa é que mais da metade das declarações enviadas em 2025 — aproximadamente 57% do total de 46,2 milhões — utilizem essa funcionalidade. O GOV.BR é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Vantagens da declaração pré-preenchida

Além de facilitar o preenchimento, essa modalidade pode agilizar a restituição do imposto. Embora a ordem de pagamento siga os critérios legais e a data de envio da declaração, contribuintes que utilizam a opção GOV.BR e escolhem receber a restituição via Pix podem ganhar prioridade na fila.

Para acessar a declaração pré-preenchida, é necessário ter uma conta GOV.BR nos níveis Prata ou Ouro. O nível Prata pode ser obtido por meio do reconhecimento facial vinculado à foto da CNH ou pela validação de dados em um dos 14 bancos parceiros do GOV.BR. Já o nível Ouro oferece acesso a qualquer serviço público digital e maior segurança, sendo possível obtê-lo através de reconhecimento facial baseado na Justiça Eleitoral, leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou uso de Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Caso tenha dúvidas sobre sua conta GOV.BR, acesse: www.gov.br/conta.

Como baixar o programa do IRPF 2025 no celular?

Para preencher e enviar a declaração pelo celular, é necessário instalar o aplicativo “Receita Federal”, disponível para Android e iOS.

No Android:

  • Acesse a PlayStore, procure por “Receita Federal” e faça o download do aplicativo.

No iOS:

  • Acesse a App Store, pesquise “Receita Federal” e instale o app.

Principais funcionalidades do novo app Receita Federal:

O novo aplicativo oferece todas as funções do antigo “Meu Imposto de Renda” e ainda inclui outros serviços, como:

  • Declaração do Imposto de Renda, consulta à malha fina, restituições e pagamentos;
  • Emissão de recibos médicos (Receita Saúde);
  • Consulta e emissão de CPF e certidões negativas de pessoa física;
  • Acompanhamento do CAPEF, CNPJ e processos administrativos;
  • Consulta de notas fiscais de serviço e mensagens na caixa postal.

No entanto, quem obteve rendimentos em renda variável (como ações na bolsa de valores) ou teve atividade rural em 2024 não poderá preencher a declaração pelo celular.

Como baixar o programa do IRPF 2025 no computador?

Para instalar o programa no computador, basta acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Baixar o programa”.

Durante a instalação, o sistema exibirá o status do processo. O programa está disponível para os seguintes sistemas operacionais:

  • Windows
  • MacOS
  • Linux
  • Versão Multiplataforma

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Receita Federal alerta sobre novo golpe do CPFs, entenda os riscos e saiva como proteger seu documento

Arrecadação Federal cresce 9,6% em 2024 e chega a R$ 2,65 trilhões

O post Declaração do IR 2025 pelo celular está liberada; veja como baixar apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.