Khamenei diz que Irã dará “forte golpe” contra EUA em caso de ataque

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, prometeu nesta segunda-feira (31) uma “resposta firme” caso os Estados Unidos ataquem o território iraniano. O discurso ocorreu em Teerã por ocasião do fim do Ramadã, mês sagrado do jejum muçulmano.

“Eles estão ameaçando provocar danos (…) se for o caso, certamente haverá uma resposta firme”, declarou Khamenei, sem mencionar diretamente o presidente americano, Donald Trump. No entanto, suas palavras foram vistas como uma retaliação às ameaças recentes de Washington.

Trump reafirma pressão sobre Teerã

No domingo (30), Trump afirmou, em entrevista à NBC News, que “haverá bombardeios” no Irã caso o país não aceite um novo acordo nuclear com os Estados Unidos. “Se eles não assinarem um acordo, haverá bombardeios”, enfatizou.

Durante seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Trump retirou os EUA do acordo nuclear firmado em 2015 entre Teerã e potências ocidentais, restabelecendo sanções econômicas contra o Irã. Desde então, o programa nuclear iraniano tem avançado, ultrapassando os limites impostos pelo tratado original.

Tensões diplomáticas e resposta iraniana

O Irã enviou uma resposta por meio de Omã à recente exigência de Trump, segundo o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi. A posição oficial de Teerã é de que não haverá negociações diretas com Washington, mas que o país está disposto a dialogar de forma indireta.

Em um comunicado oficial, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, criticou duramente as ameaças americanas: “Uma ameaça aberta de ‘bombardeio’ por um chefe de Estado contra o Irã é uma afronta chocante à própria essência da paz e da segurança internacional”.

EUA ampliam ofensiva no Oriente Médio

Além da crescente tensão com o Irã, os Estados Unidos também mantêm uma ofensiva contra os rebeldes houthis no Iêmem. Trump alertou o grupo para cessar ataques contra navios ou “enfrentarão dor real” com novos bombardeios aéreos.

“Nós os atacamos todos os dias e noites – mais e mais forte. Nossos ataques continuarão até que eles não sejam mais uma ameaça à liberdade de navegação”, declarou Trump em publicação nas redes sociais.

O governo americano culpa o Irã pelo apoio aos houthis e reforça que as ações militares na região visam garantir a segurança marítima e conter a influência de Teerã no Oriente Médio. Por sua vez, o Irã nega envolvimento direto com os ataques do grupo rebelde e denuncia as operações americanas como uma tentativa de desestabilização da região.

A escalada de ameaças entre Teerã e Washington levanta preocupações internacionais sobre a possibilidade de um novo conflito armado no Oriente Médio.

O post Khamenei diz que Irã dará “forte golpe” contra EUA em caso de ataque apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.