Mabel assina acordo para modernizar trânsito e diminuir custos de operação

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), assinou acordos para modernizar o trânsito da capital e reduzir custos. Entre os acordos assinados está o termo de cooperação com a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) para melhorar a fluidez viária e otimizar a circulação do transporte público. Além disso, haverá mudança no processamento de multas, o que causará economia de R$ 50 milhões em quatro anos.

“Estamos buscando soluções rápidas e eficientes para resolver o problema da semaforização e outros entraves que afetam tanto o transporte coletivo quanto o trânsito da nossa cidade. Goiânia precisa avançar, e estamos trabalhando para isso”, disse Mabel.

Mabel detalhou que o novo aplicativo reúne informações relativas à carteira de habilitação, multa, localização de radares, entre outras, que vão facilitar a vida da população.

A estratégia é considerada essencial para promover melhorias imediatas e sustentáveis na mobilidade de Goiânia, que registrou aumento de até 40% nos tempos de deslocamento, nos últimos 10 anos. Os acordos buscam reverter esse cenário, com iniciativas como o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que prevê medidas concretas para priorizar o transporte coletivo e reduzir os congestionamentos.

Segundo o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a pasta busca promover eficiência para a cidade. “Com essa nova solução, adotamos um sistema já testado e aprovado em outras cidades, garantindo um serviço mais moderno, ágil e transparente”, afirmou. O secretário lembrou que os BRTs sofrem com velocidades operacionais muito abaixo do esperado, quando o ideal seria, no mínimo, 21 km/h.

Entre as ações previstas estão o programa de desobstrução de vias arteriais, que visa aprimorar a fluidez do trânsito e priorizar a circulação do transporte coletivo em 250 km de vias arteriais, com sincronização semafórica e as ondas verdes, que garantirão prioridade para os ônibus nos principais corredores, reduzindo o tempo de deslocamento. Além disso, o sistema de metronização do BRT permitirá comunicação direta entre ônibus e semáforos, evitando paradas desnecessárias e melhorando a fluidez nos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul.

Por fim, a Prefeitura anunciou a migração do processamento de multas para o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), uma empresa pública nacional de tecnologia da informação. A mudança permitirá mais eficiência na gestão de infrações de trânsito e uma economia expressiva para os cofres públicos.

“A secretaria entrega o novo sistema de processamento de dados, um aplicativo que possibilita um maior gerenciamento, ou seja, nós estamos melhorando o processo de gestão. O prefeito sempre tem dito isso, melhorar a gestão, a eficiência e a transparência. E esse sistema permite que a gente faça tudo isso”, completou Tarcísio Abreu.

Leia também

Mabel vai implantar ponto por reconhecimento facial para servidores da Prefeitura de Goiânia

O post Mabel assina acordo para modernizar trânsito e diminuir custos de operação apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.