Casos de sarampo acendem alerta no Brasil em 2025

Os casos confirmados de sarampo no Brasil nos primeiros meses de 2025 acenderam um alerta. Até a nona semana epidemiológica (23.fev – 1º.mar), o país já registrou 3 infecções: 2 casos no Rio de Janeiro e 1 importado em Brasília.

O aumento se dá poucos meses depois de o Brasil ter recuperado, em novembro de 2024, o status de país livre do sarampo pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Embora o número de confirmações ainda seja baixo, as notificações de casos suspeitos vêm crescendo. Em 2024, houve um aumento de 23% em relação ao ano anterior, passando de 1.827 registros em 2023 para 2.248 no ano seguinte, segundo dados do Ministério da Saúde e do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) enviados ao Poder360.

No mesmo período, o país registrou 4 casos confirmados da doença, sendo 3 importados e 1 de origem desconhecida. O avanço da doença também preocupa internacionalmente. De acordo com uma Avaliação Rápida de Risco (RRA, na sigla em inglês) divulgada pela Opas na segunda-feira, os casos na região das Américas aumentaram 5,5 vezes neste ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.