Em novo tarifaço, Trump quer taxar todos os bens importados do Brasil

Em novo tarifaço, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer aplicar uma sobretaxa a todos os bens importados do Brasil, caso inclua o país na lista de países a serem afetados. De acordo com a Folha de S.Paulo, ainda não foi definido se o Brasil será ou não atingido pela política de tarifas recíprocas anunciadas por Trump.

Segundo a fonte ouvida pela Folha, caso o Brasil entre na lista, as tarifas serão lineares e valerão para toda a pauta exportadora brasileira aos EUA. Além disso, todo país considerado “desleal” na relação comercial com os EUA sofrerá uma tarifa uniforma individual sobre todos seus bens.

Trump vem afirmando que o dia 2 de abril será o “dia da libertação”, fazendo referência a sua política de tarifas recíprocas. A medida comercial pode atingir o Brasil, após a aplicação de barreira de aço e alumínio em 12 de março.

Ainda não é possível ter certeza sobre o que Trump pretende fazer efetivamente. Essa incerteza afeta, também, países que negociam com os Estados Unidos.

A princípio, a expectativa é de que o presidente americano iria mirar apenas no etanol brasileiro, que é recorrentemente citado pelo seu governo como exemplo de tratamento comercial injusto. Porém, a hipótese extrema de tarifar todos os importados brasileiros passou a assustar o Planalto.

O diagnóstico é de que o governo brasileiro está sem perspectiva de conseguir negociar um meio termo com o governo Trump.

Leia também

Trump cita Brasil como exemplo de segurança eleitoral em decreto que muda regras nos EUA

O post Em novo tarifaço, Trump quer taxar todos os bens importados do Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.