Praia da Guararema, em Ponta de Baixo, é considerada própria para banho de acordo com resultado divulgado pelo IMA após análise de amostras

São José celebra, nesta semana, um resultado importante na balneabilidade da orla. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou que a Praia da Guararema, localizada no bairro Ponta de Baixo, está própria para banho. O resultado, baseado em análises de balneabilidade, representa uma mudança significativa no local, que nos últimos quatro anos havia sido considerado impróprio na maioria das verificações.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rubens Júnior, a melhoria na qualidade da água é fruto de um conjunto de ações integradas entre diversas secretarias. “Trabalhamos com desassoreamento de rios e valas, redução de ocupações irregulares e fiscalização sanitária rigorosa. Essas medidas têm contribuído para a recuperação ambiental da região”, explicou.

Desde 2020, a praia só havia recebido classificação adequada para banhistas em quatro ocasiões, a última delas em julho de 2023. Conhecida por suas águas calmas, a Praia da Guararema possui aproximadamente 250 metros de extensão e conta com infraestrutura turística, incluindo um deck de 150 metros, trapiche e estabelecimentos gastronômicos.

A previsão é que novos monitoramentos sejam realizados nas próximas semanas para acompanhar a manutenção das condições ideais para banho.

Paulo Andrade, de 46 anos, almoçava em um dos restaurantes da praia e comentou a novidade. “É muito bacana receber essa notícia. Eu e minha família já gostamos deste local pela beleza do lugar, o contato com a natureza e a gastronomia. Agora, quem sabe da outra vez não viemos para aproveitar um banho de mar”, disse.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.